IronPort confirma ataque do Sober como o maior de 2005

0

A IronPort Systems, especializada em segurança de e-mail, confirma que o último surto do Sober, o Sober-Z, foi o mais difundido de 2005. A disseminação, que ocorreu no fim de novembro, espalhou-se principalmente por meio do envio de e-mails falsos, que se faziam passar por órgãos oficiais como o FBI e a CIA.

Os e-mails informavam aos destinatários que a utilização da internet havia sido monitorada e solicitavam que abrissem um anexo para responder a algumas perguntas. Uma vez aberto, o vírus desativava os firewalls pessoais e mecanismos antivírus, e coletava endereços de e-mails para o envio de mensagens com vírus, assumindo o controle de máquinas infectadas para utilizá-las em redes zumbis.

?O recente surto do Sober gerou um aumento de 1.500% no tráfego de e-mails infectados?, afirma Tom Gillis, vice-presidente sênior de marketing da IronPort Systems. ?Em seu pico, observamos que um em cada 11 e-mails estava infectado pelo vírus Sober. Esse aumento de e-mails perigosos desperdiça uma valiosa largura de banda e a capacidade de armazenamento, consumindo tempo administrativo e de funcionários.?

Apesar da extensão do surto do Sober, os especialistas da indústria estão prevendo uma redução dos grandes ataques em massa e uma tendência de ataques menores e mais direcionados. ?Ameaças à segurança estão em clara ascensão?, disse Patrick Peterson, vice-presidente de tecnologia da IronPort Systems. ?Mas os desenvolvedores de vírus estão, cada vez mais, focando seus ataques em empresas e organizações específicas, de maneira que possam ficar fora do alcance dos radares das soluções antivírus reativas, criadas para cuidar e proteger contra surtos maiores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.