Vendas on-line de bens de consumo devem se igualar a de carros em 2007

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A estimativa do Índice de Varejo On Line (VOL) para 2006, divulgado recentemente pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e pela E-Consulting, revela que poderá haver empate na liderança do ranking dos itens mais vendidos pela internet no Brasil em 2007.

As operações de automóveis, que tradicionalmente lideram o setor no país, têm grande chance de serem alcançadas pelo volume de vendas de bens de consumo, como CDs, DVDs, livros e vários outros realizados nas lojas virtuais e nos leilões para pessoa física.

O VOL é a somatória das compras no comércio eletrônico, incluindo bens de consumo ou o chamado varejo on-line, turismo (que inclui passagens aéreas) e automóveis. As estimativas deste ano apontam para um montante de R$ 13, 3 bilhões nesse indicador. Já para 2007, a previsão é que o VOL bata a casa dos R$ 17,4 milhões.

Do total de 2006, R$ 6,4 bilhões serão originados das operações de venda de autos, R$ 4,1 bilhões do varejo on-line (bens de consumo) e R$ 2,8 bilhões referentes ao turismo. ?Dois anos atrás, a venda de bens de consumo representava apenas um terço do acumulado em automóveis. Os números de 2006 já mostram uma representatividade de dois terços e pelo ritmo acelerado de crescimento, já podemos projetar que, em 2007, provavelmente acontecerá o empate e possivelmente até a ultrapassagem dessa modalidade?, afirma o consultor do Comitê de Varejo Eletrônico da camara-e.net, Gastão Mattos.

Em 2005, o valor das vendas de automóveis era responsável por 52% do total do VOL. Neste ano, a representatividade desse segmento cairá para 48,5%. No sentido inverso, a venda de bens de consumo representava R$ 29% do montante e em 2006 crescerá para 31%. ?Ainda sob o impacto da notícia da fusão do Submarino com a Americanas.com e tudo que isso significa para o mercado on-line, podemos afirmar que o comércio eletrônico no Brasil tem mostrado maturidade, com crescimento constante e acelerado nos últimos três anos. Após ter crescido mais de 35%, em média, desde 2003, a prática de compras on-line tem se afirmado cada vez mais entre os usuários brasileiros da internet?, afirma Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da E-Consulting e vice-presidente de estratégia, métricas e conhecimento da Camara-e.net.

As análises e estudos conduzidos pela E-Consulting apontam que o VOL equivale a aproximadamente 3,5% do varejo tradicional no Brasil (dados estimados a partir do índice-base do IBGE). Especificamente para o Natal deste ano, período de maior volume de vendas, o VOL-Bens de Consumo deve bater recorde de crescimento, podendo chegar a R$ 810 milhões.

?Mesmo com sazonalidades e oscilações refletidas em quedas em alguns meses, o VOL registrou forte crescimento frente ao desempenho da economia do país. O comércio eletrônico apresentou alta de 32%, muito acima da maioria das atividades econômicas e modalidades de varejo, e deve elevar esse crescimento para 34,3% em 2006?, explica Manuel Mattos, presidente da camara-e.net.

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