Análise da comScore, empresa que faz medições do mundo virtual, aponta que a rede profissional LinkedIn desbancou o Twitter e já é a segunda mais acessada da América Latina, com 35,3 milhões de visitantes, atrás apenas do Facebook (115,5 milhões de visitantes em novembro).
A aquisição do site de compartilhamento de apresentações Slideshare é apontada pelos analistas da comScore como um dos impulsionadores da expansão do LinkedIn, além do seu crescimento orgânico.
Entre as plataformas emergentes, a comScore destaca a rápida expansão na América Latina da rede social de perguntas e respostas Ask.fm, que cresceu mais de 5.000% em um ano, atingindo 12,9 milhões de visitantes.
O Pinterest também registrou crescimento anual acelerado na região, de 2.500%, chegando a 2 milhões de visitantes em novembro último.
Outra descoberta do estudo é que Argentina e Brasil lideram como os mercados mundiais de redes sociais mais engajados. Nos dois países, o tempo médio gasto por visitantes nos sites de relacionamento é de quase 10 horas, conforme dados de novembro deste ano.
As estatísticas indicam que a América Latina passa 56% mais tempo em redes sociais do que a média mundial. A região abriga 5 dos 10 mercados mais engajados nessas plataformas.
A Argentina lidera, com média de 9,8 horas por visitante, seguida pelo Brasil, com 9,7 horas por pessoa. Na região como um todo, a média foi de 8,1 horas por visitante em novembro, contra a média mundial de 5,2 horas por visitante.
Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da comScore da América Latina, avalia que o alto nível de engajamento do internauta da região abre espaço para muitas empresas se destacarem nesse campo.
"Devido à natureza muito social e ativa do latino-americano em relação à comunicação digital, não é surpresa que passemos muito mais tempo em redes sociais do que a média", diz.
Os 10 principais mercados por média de horas em redes sociais por visitante – Novembro de 2012 Público total: visitantes com mais de 15 anos, de casa/trabalho* Fonte: comScore Media Metrix |
|
Média de horas por visitante em sites de redes sociais |
|
No mundo |
5,2 |
América Latina |
8,1 |
Argentina |
9,8 |
Brasil |
9,7 |
Rússia |
9,6 |
Tailândia |
8,7 |
Turquia |
8,6 |
Israel |
8,2 |
Canadá |
7,9 |
Peru |
7,9 |
Chile |
7,7 |
México |
7,5 |
Principais redes sociais destinos na América Latina por visitantes únicos Novembro de 2011 em comparação a novembro de 2012 Internet total: América Latina, visitantes com mais de 15 anos, de casa/trabalho* Fonte: comScore Media Metrix |
|||
Total de visitantes únicos (000) |
|||
Novembro de |
Novembro de |
% |
|
Categoria de rede social |
123.313 |
125.176 |
2% |
Facebook.com |
107.651 |
115.566 |
7% |
LinkedIn** |
8.738 |
35.376 |
305% |
Twitter.com |
27.287 |
24.143 |
-12% |
Orkut |
34.382 |
12.980 |
-62% |
Ask.fm |
247 |
12.968 |
5.156% |
Tumblr.com |
6.394 |
11.865 |
86% |
Scribd.com |
3.373 |
6.638 |
97% |
Deviantart.com |
4.623 |
5.158 |
-12% |
Badoo.com |
8.935 |
4.807 |
-46% |
Myspace |
6.372 |
4.727 |
-26% |
Bligoo.com |
4.098 |
3.324 |
-19% |
Weheartit.com |
2.038 |
2.912 |
43% |
Ning: Glam Social |
N/A |
2.590 |
N/A |
MeetMe Media |
N/A |
2.561 |
N/A |
Sonico.com |
6.773 |
2.521 |
-63% |
Pinterest.com |
77 |
2.052 |
2.577% |
Metroflog.com |
2.351 |
1.802 |
-23% |
Vostu.com |
5.016 |
1.598 |
-68% |
Tagged.com |
2.032 |
1.551 |
-24% |
Hi5.com |
2.730 |
1.402 |
-49% |
*Exclui visita a partir de computadores públicos, como Cafés ou acesso por telefones móveis ou PDAs.
**Inclui o Slideshare.net nos dados de novembro de 2012, mas não em novembro de 2011.