Diariamente, milhões de reuniões são realizadas por pessoas que falam diferentes idiomas, com níveis variados de fluência, que podem comprometer uma comunicação eficiente e natural. Foi pensando em oferecer a profissionais do mundo inteiro a oportunidade de expressar suas melhores ideias, em qualquer idioma, que a Woopi, empresa de Inteligência Artificial do Grupo Stefanini, lança uma plataforma de tradução simultânea baseada em IA, batizada de Voicero.
O produto integra a plataforma líder de colaboração Microsoft Teams e está disponível por meio do Azure Marketplace e AppSource. O Voicero, que pode ser adquirido no modelo de assinatura, permite a tradução de voz em tempo real, ou seja, um profissional pode falar em coreano e as demais poderão ouvi-lo no idioma de preferência.
"Muitas vezes, profissionais altamente capacitados acabam parecendo menos talentosos por não falarem um idioma específico durante uma reunião. Por isso, colocamos nossos anos de conhecimento em diferentes disciplinas de Inteligência Artificial na criação de um produto que é simples de usar, fácil de entender, e soa absolutamente natural, como se houvesse um intérprete na reunião. Temos recebido feedbacks positivos de pessoas de todo o mundo, e acreditamos que o Voicero ampliará as possibilidades de comunicação pessoal e profissional em dezenas de idiomas. O acordo de distribuição com a Microsoft nos deixa ainda mais confiantes de que a ferramenta se tornará acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta", afirma Alex Winetzki, CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini.
Até chegar à versão final do Voicero, a ferramenta passou por dezenas de testes e melhorias ao longo de um ano, iniciadas pelo time interno de Pesquisa e Desenvolvimento da Woopi e, posteriormente, estendidas à Stefanini Brasil e aos colaboradores globais. As provas de conceito tinham como objetivo garantir excelência em três frentes:
• Apresentar a solução para alguns clientes e parceiros, de modo a analisar o real interesse pelo produto;
• Garantir entrega de valor e mensurar se a ferramenta trouxe benefícios na quebra de barreiras linguísticas, utilizando a experiência e a assertividade do bot;
• Conhecer o potencial do Voicero e permitir que a ferramenta se tornasse escalável, disponível e resiliente para volumes muito grandes de uso.
"O Voicero mostra mais uma vez o potencial do Brasil no desenvolvimento soluções e ferramentas de IA. Nos últimos sete anos, demos um salto em P&D dentro da Stefanini. Atualmente, cerca de 6% do faturamento global da empresa é direcionado para projetos de inovação e novas ofertas desenvolvidas de maneira colaborativa com os clientes", destaca Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini, que acredita no crescimento exponencial do uso de IA em diferentes setores.
De acordo com a IDC, o mercado de Inteligência Artificial (IA) deve crescer 19,6% este ano, atingindo US$ 432,8 bilhões. A expectativa é de que as empresas aumentem em 28% o investimento nesse recurso em relação a 2021.
Início do projeto
A idealização do projeto foi feita pelo time de P&D durante os estudos de prototipação e exploração de técnicas de processamento de linguagem natural, aprendizagem de máquina e tradução automática. Estes estudos são realizados de maneira recorrente para melhoria da Sophie, assistente virtual inteligente do Grupo Stefanini, especializada em gerir demandas de atendimento por meio de algoritmos de Inteligência Artificial. Atualmente presente em 3 continentes e mais de 100 clientes de grande porte, Sophie se consolidou como uma plataforma completa de automação empresarial inteligente.
A evolução constante da Sophie contribuiu para o desenvolvimento do Voicero, cujo principal objetivo é romper as barreiras linguísticas, que muitas vezes inibem a participação dos colaboradores em discussões globais. "Tínhamos que garantir um nível de assertividade ideal para que as pessoas pudessem se comunicar livremente em sua língua-mãe, de forma que a mensagem fosse compreendida – em todo seu contexto e tom de voz – na língua-mãe do profissional que estava recebendo a informação. Também era importante que chegássemos a uma interface de usuário simples e intuitiva", explica Alex Winetzki.
"O Voicero para o Teams integra serviços de tradução em chamadas e reuniões. A integração faz com que os usuários sintam que estão conversando com outras pessoas na chamada, em vez de se comunicarem por meio de um aplicativo", disse Alex Powell, Principal Design Director da Microsoft.
Fase de aprendizado
Em um trabalho colaborativo com a Microsoft, a equipe de P&D da Woopi integrou uma ampla gama de serviços de IA do Microsoft Azure, incluindo tradução de fala e recursos de fala para texto no Azure Cognitive Services for Speech, bem como no Banco de Dados SQL do Azure. Esses serviços ajudaram a equipe de Woopi a adicionar os componentes necessários para transformar o projeto Voicero em um novo produto aberto a todas as empresas, que podem se beneficiar da ferramenta a partir deste mês.
O Voicero foi treinado para traduzir os seguintes idiomas: dinamarquês, alemão, grego, inglês, espanhol, francês, hindi, italiano, japonês, coreano, norueguês, holandês, português, romeno, russo, sueco, tailandês e chinês tradicional (cantonês). A expectativa é que outras linguagens sejam incorporadas à solução.
"Utilizamos todo o potencial do Microsoft Azure e do Teams para fornecer um aplicativo intuitivo e de fácil configuração. O Voicero é uma tecnologia inovadora que nasce pronta para trazer mais fluidez e eficiência às reuniões realizadas pelo Teams no mundo inteiro", reitera Marco Stefanini.