A Siga Antenado, nome fantasia da EAF – Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz, uma organização não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para viabilizar a implantação do 5G standalone no Brasil, contratou os serviços de cibersegurança da e-Safer para garantir a proteção de suas aplicações e rede de comunicação. A entidade é formada pelas empresas Claro, Vivo e TIM, vencedoras do leilão 5G.
Entre as responsabilidades da Siga Antenado estão a migração da TVRO – TV aberta e gratuita – da Banda C para a Banda KU, com a instalação de kits gratuitos para beneficiários de programas sociais do Governo Federal; a desocupação e mitigação da faixa de frequência de 3,5GHz pelo serviço fixo por satélite (FSS); a implementação de seis infovias do Programa Norte Conectado; e a implementação da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, que será utilizada em aplicações críticas, como segurança pública, defesa e serviços de socorro e emergência.
A interoperabilidade entre as redes dos outros órgãos públicos é uma das características dos projetos mantidos pela Siga Antenado que demandam grande atenção ao realizar a comunicação de dados entre os sistemas estratégicos envolvidos.
Para garantir a proteção de toda sua infraestrutura tecnológica – que é híbrida (local e nuvem), a entidade conta com os serviços gerenciados da e-Safer a partir de um Centro de Operações de Segurança Cibernética (SOC) dedicado e no modelo 24/7, que recebe melhorias contínuas para salvaguarda dos dados.
A e-Safer também é responsável pela análise das necessidades de cibersegurança da Siga Antenado, definição do plano de monitoramento, análise e identificação de ameaças e riscos relacionados às atividades da entidade, implementação de ferramentas especialistas de segurança para proteger toda a operação da Siga Antenado, desde tecnologias de micro segmentação, ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), firewall, além de descoberta e tratamentos de vulnerabilidades.
Com larga experiência no setor de cibersegurança, a e-Safer possui projetos de segurança cibernética voltados para redes de telecomunicações e alguns casos implantados em operadoras de grande porte visando a proteção das antenas de comunicação.
"A e-Safer é parceira da Siga Antenado desde março de 2023, e tivemos a oportunidade de elaborar em conjunto um projeto de cibersegurança para que a nossa infraestrutura de TI pudesse receber a proteção necessária e garantir que nossas atividades fossem seguras e eficientes", afirma Paulo Cozza, Diretor Administrativo da EAF.
"Entre as tecnologias implementadas pela e-Safer no ambiente da Siga Antenado podemos destacar a plataforma de EDR de última geração para todos os servidores e endpoints da EAF, soluções de micro segmentação, gestão de vulnerabilidades e Inteligência de ameaças. Todas coordenadas e gerenciadas pelo nosso time de especialistas da e-Safer e monitoradas 24×7 pelo nosso Centro de Inteligência Cibernética (CSOC)", afirma Eder Souza, CTO da e-Safer.
"Nossa abordagem com no ambiente da Siga Antenado é projetada com o futuro em mente. Com base em nossa expertise, queremos garantir que a operação da EAF esteja pronta para ser ampliada quando necessário, adaptando-se facilmente às crescentes inovações do mercado e a necessidades específicas, como a implementação de sistemas e protocolos escaláveis que acompanham essa expansão e podem ser expandidos de maneira eficiente, sem interrupções nas operações", comenta William Bergamo, CEO da e-Safer.