A Microsoft anunciou a aquisição da Calista Technologies, fabricante de software de virtualização, e também ampliou a aliança que mantém com a Citrix Systems. A compra faz parte dos esforços da gigante do software para tentar fazer frente à VMware, pertencente a EMC e criadora do software de virtualização líder do mercado. O valor da transação não foi divulgado pela companhia.
Com a aquisição, a Microsoft espera tornar mais flexível o compartilhamento remoto de programas instalados em um servidor por usuários de desktops virtualizados. Já com a expansão da parceria com a Citrix, a empresa pretende fornecer mais as opções de licenciamento de produtos de virtualização que utilizam o Windows Vista. A Citrix está desenvolvendo uma ferramenta que ajuda o atributo de virtualização da tecnologia da Microsoft, batizada de Hyper-V, anunciada para este ano, mas que ainda não está disponível no mercado.
A tecnologia de virtualização permite criar imagens virtuais de computadores físicos, o que propicia economia de custos com hardware, já que é possível instalar em um único servidor várias máquinas virtuais, cada uma delas com um sistema operacional diferente.