No fim de 2012, o Brasil tinha 3.094 agências digitais que, juntas, faturaram R$ 2,2 bilhões no ano, um crescimento de 50% em relação ao faturamento de 2011. A informação é do Censo Digital 2012, da Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADi).
De acordo com Jonatas Abbott, presidente da entidade, tanto o censo quanto o crescimento apontado refletem a abertura da associação para empresas que não necessariamente são agências, mas sim agentes digitais, como empresas focadas em social media, SEO e e-commerce, entre outras.
Os números do censo apontam que o segmento ganhou 307 novas agências em 2012, e que o Sudeste ainda concentra fortemente o maior número de empresas e maior volume de faturamento. No fim de 2012, a região abrigava 1.616 agências que juntas faturaram R$ 1,1 bilhão. O Nordeste ocupava a segunda posição, com 549 agências e R$ 391 milhões em faturamento.
O desenvolvimento de sites ainda é a atividade mais rentável do setor, respondendo por 29,0%% do faturamento em 2012 (contra 34,2% em 2011).
Os dados indicam, ainda, que a participação das atividades de redes sociais no faturamento aumentou de 7,9% para 10% em 2012, e as de mobile marketing respondertam por 1,4% do faturamento total do setor, contra 0,6% em 2011 .