Projeto premiado da ONU leva água tratada a famílias em Goiana (PE)

0

O Aqualuz, projeto premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma criação da startup SDW que utiliza a radiação solar para obter água potável. Com o investimento da Atiaia Renováveis, empresa de comercialização e geração de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, foi possível implementar o projeto na comunidade de Engenho Dois Rios II, no município de Goiana (PE), levando água tratada para 15 famílias da região, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. As famílias terão acesso a água de qualidade para consumo por até 20 anos.

Antes da chegada do equipamento, não havia água tratada na comunidade. Todos os moradores eram atendidos por poços, próprios e/ou compartilhados, e as caixas d'água eram, em unanimidade, o método mais utilizado para o armazenamento de água. Após a implementação do dispositivo, e monitoramento, foi verificado que 100% das famílias tratam a água antes de consumir e usam o Aqualuz como meio de tratamento da água.

"Para nós é uma imensa alegria que o Aqualuz já esteja gerando tantos resultados positivos para essas famílias. A recepção dos moradores ao projeto foi muito boa e a implementação foi um sucesso, exemplo disso é que conseguimos zerar os casos de doenças transmitidas pela água. Nosso foco é fomentar cada vez mais programas socioambientais e promover transformações positivas na vida das pessoas", afirma Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente da Atiaia Renováveis.

De acordo com um dos moradores da comunidade Engenho Dois Rios, o projeto trouxe inúmeros benefícios ao local e transformou a vida das pessoas. "Nós consumimos água de poço há muito tempo e não tínhamos certeza se ela era potável ou não. Agora, com o Aqualuz, temos a segurança de que essa água é própria para o uso e não oferece riscos à nossa saúde", conta Éverton Batista.

O Aqualuz ainda ajudou a eliminar outro problema identificado na comunidade: os casos de diarreia aguda. Pelo menos cinco domicílios apontaram ter moradores com virose ao menos uma vez por mês e 66,7% das pessoas acreditavam que a água poderia causar e transmitir doenças, que, de fato, acontecia. Com a utilização do Aqualuz, os casos de doenças de veiculação hídrica foram zerados, como por exemplo, a diarreia.

A comunidade de Engenho Dois Rios II está localizada no município de Goiana (PE), próxima a um dos empreendimentos da Atiaia Renováveis, o Complexo Fotovoltaico Maravilhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.