O co-fundador do Google, Sergey Brin, afirmou na quinta-feira (21/2) considerar a proposta feita pela Microsoft para adquirir o Yahoo! como "preocupante". Segundo ele, a oferta é uma manobra que ameaça a possibilidade de inovações na internet. Brin salientou que, na visão da empresa líder em sistemas de buscas on-line, uma possível aquisição da Microsoft poderia violar leis antitruste e ir contra os usuários da web.
"A internet evoluiu de um ambiente livre, que criou uma grande diversidade de empresas", afirmou Brin à agência de notícias Associated Press. "Quando você começa a ter companhias que controlam o sistema operacional e os navegadores, e que se associam a grandes portais, isso pode ser usado para manipular assuntos de diferentes formas. Eu acho isso perturbador?, completou.
Pouco depois de a Microsoft anunciar sua proposta de US$ 44,6 bilhões para comprar o Yahoo!, no início do mês, o chefe do departamento judicial do Google, David Drummond, havia argumentado que uma união entre duas companhias que controlam alguns dos mais movimentados setores da internet poderia levar a abusos. De acordo com ele, o fato limitaria a possibilidade de acesso a produtos concorrentes, desde e-mails até serviços de comunicação em tempo real.