Em janeiro, o total de internautas residenciais no Brasil foi de 21,1 milhões de pessoas, 1,4% menos que no mês anterior, porém 50% maior que os 14 milhões de janeiro de 2007, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Ibope//NetRatings.
No período de um ano, o país ganhou 7,1 milhões de novos usuários ativos mensais de internet em domicílios, o maior crescimento entre os dez países medidos com a metodologia Nielsen//NetRatings. Quem mais se aproximou do crescimento brasileiro foram os Estados Unidos, com ganho de 4 milhões, e a França, que ganhou 3,2 milhões de usuários ativos de internet domiciliar entre janeiro de 2007 e janeiro de 2008.
?O crescimento da internet residencial brasileira nos últimos meses é ainda mais exuberante que em anos anteriores. Desde 2005, o número mensal de internautas praticamente dobrou, ao evoluir de 10,7 milhões em janeiro de 2005 para 12 milhões em janeiro de 2006, para 14 milhões em janeiro de 2007 e finalmente para mais de 21 milhões em janeiro de 2008?, informou o analista de mídia do Ibope//NetRatings, José Calazans. Segundo o analista, mais residências com computadores e banda larga foi o principal motivo para esse crescimento.
Com 23 horas e 12 minutos por pessoa no mês, o Brasil também continuou liderando em tempo médio de navegação, à frente da França, que marcou 21 horas e 38 minutos, dos Estados Unidos, que têm 20 horas e 39 minutos, e da Austrália, que ficou com 19 horas e 13 minutos.
As categorias que apresentaram maior aumento percentual do número de usuários em janeiro na comparação com dezembro foram viagens e turismo (9,6%), informações corporativas (5,7%), governo e entidades sem fins lucrativos (4,8%) e finanças e investimento (2,6%). A maioria dos sites relacionados a viagens, como os de hospedagem, os das companhias aéreas, os de mapas e guias, os das operadoras e os de informações de turismo cresceram, o que levou a categoria a atingir o total de 6 milhões usuários residenciais em janeiro. Na comparação anual, os sites de viagens também registram o maior aumento percentual, com 87%, à frente de casa e moda, que cresceu 72%, e de automotivo, que evoluiu 57%.
Os principais interesses dos brasileiros na internet concentram-se na categoria buscadores, portais e comunidades, que tem 19,8 milhões de usuários únicos e tempo médio de 5 horas e 48 minutos mensais por pessoa, e na categoria telecomunicações e serviços de internet, que tem 18,8 milhões de usuários e 5 horas e 19 minutos por pessoa.
Para todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros) o Ibope//NetRatings continua indicando a marca de 39 milhões de pessoas com 16 anos ou mais de idade com acesso à internet, número relativo ao terceiro trimestre de 2007. Também trimestral, o total de pessoas com acesso residencial continuou a totalizar 32,1 milhões de indivíduos com dois anos ou mais, número 45,5% maior que o do mesmo período do ano anterior.