O UOL anunciou nesta sexta-feira (22/2) os resultados financeiros do quarto trimestre e de 2007. O lucro líquido no trimestre foi R$ 17,5 milhões, uma queda de 38% na comparação com igual período do ano anterior. No consolidado do ano, porém, o lucro líquido atingiu R$ 109,4 milhões, uma evolução de 18% sobre 2006.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) totalizou R$ 153,3 milhões no ano, um crescimento de 12% sobre 2006. A margem Ebitda alcançou 29%, em linha com 2006. Excluindo os impactos dos resultados excepcionais em 2006 e 2007, o crescimento do Ebitda foi de 19% na comparação anual. Esses impactos foram de R$ 21,4 milhões em 2006 resultantes da reversão de provisão para impostos indiretos no Brasil e fornecedores na Argentina, e de R$ 17 milhões em 2007, decorrentes, principalmente, de reversão de provisões para contingências. O principal fator que contribuiu para a redução do Ebitda foi o crescimento das despesas operacionais relacionadas aos novos produtos.
No trimestre, o Ebitda totalizou R$ 34,4 milhões, um recuo de 15% sobre o mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda atingiu 24%, uma queda de sete pontos percentuais em relação a igual período de 2006.
A receita bruta de serviços foi de R$ 191,4 milhões no quarto trimestre e de R$ 716,2 milhões em 2007, representando um crescimento de 11% e 13%, respectivamente, na comparação com os mesmos períodos do ano anterior. A receita de assinaturas foi de R$ 132,3 milhões no trimestre e R$ 524,5 milhões no ano, crescimentos de 5% e 8%, respectivamente, sobre 2006. O aumento é resultado do aumento da base de assinantes pagos, que atingiu 1,69 milhão em dezembro de 2007, representando um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Deste total, 973 mil eram assinantes de banda larga, o que representa um crescimento de 23% sobre a base de 2006.
A receita com publicidade e outras foi de R$ 59,1 milhões no quarto trimestre e de R$ 191,7 milhões em 2007, um crescimento de 28% em ambos os períodos sobre 2006. O resultado deveu-se principalmente ao aumento do número de anunciantes de publicidade de marca e da receita com novos produtos.