As empresas que desenvolvem software para o setor de Energia terão um incentivo importante neste ano para a exportação. Várias viagens a feiras internacionais estão planejadas dentro do Programa Setorial Integrado para Exportação de Software e Serviços Correlatos (PSI-SW), gerido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). A FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software é a instituição responsável pelo Portfólio de Soluções Verticais (PSV) da área de Energia em âmbito nacional.
Paulo Hanriot, sócio da Estufa Investimentos, que coordena o PSV Energia, conta que as empresas participantes já visitaram neste ano eventos estratégicos na Venezuela e nos Estados Unidos, onde ocorreu a Distributech. Outras ações de prospecção também serão colocadas em prática. A coordenação do PSV Energia planeja levar os empresários brasileiros a feiras no México, Colômbia e África do Sul, além de um evento do setor, que será realizado em Olinda (PE).
De acordo com Hanriot, o objetivo neste ano é ampliar o projeto. ?O PSI-SW foi retomado em meados do ano passado com recursos para incentivar a exportação de software. Agora, pretendemos analisar o potencial de novas empresas para compor o portfólio?, afirmou. Atualmente, sete empresas de várias partes do Brasil participam das atividades, sendo que quatro delas já exportam. ?É preciso uma decisão estratégica dentro da empresa para preparar os produtos para o mercado internacional?, completou.