Depois da Kodak, que na semana passada entrou com uma queixa na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) contra a Apple e a Research In Motion (RIM), agora é a vez da Motorola e da Apple acionarem o órgão federal responsável por investigação em questões de comércio por suposta violação de patentes da fabricante do BlackBerry e a Nokia.
Em comunicado, a ITC diz que, a investigação contra a RIM tem como base uma ação movida pela Motorola que alega que os software de comunicação com os servidores, alguns dispositivos móveis e certas baterias da concorrente infringem suas patentes.
Já no caso da Nokia trata-se de a batalha envolvendo acusações mútuas. Após o ITC abrir investigação contra a Apple por supostamente ter violado patentes da fabricante finlandesa, agora é a vez da empresa de Steve Jobs dar o troco. Segundo o órgão regulador, ele vai analisar se a Nokia realmente violou algumas patentes da Apple na fabricação de seus aparelhos.
Em ambas as ações, as empresas pedem que os produtos da concorrente sejam retirados do mercado e a importação e a venda sejam interrompidas.
- Sob suspeita