Um novo estudo da Juniper Research revelou que os quatro maiores fabricantes de smartwatches, Apple, Fossil, Fitbit e Samsung, terão sua participação de mercado de relógios conectados cair para 47% até 2023. Estima-se 58% em 2018. O declínio está ligado ao crescimento de players menores, incluindo Garmin, Huami e Huawei, entre outros.
Embora a Apple continue sendo o maior fornecedor individual em termos de remessas nos próximos quatro anos, a Huawei terá o crescimento mais rápido, com uma média acumulada anual de 20%.
A pesquisa da Juniper, "Smartwatches: Digital & Hybrid Vendor Strategies & Forecasts 2019-2023", descobriu que os players menores vão prosperar graças a estratégias adaptadas para nichos de mercado, casos de uso ou polítcas de preço; enquanto outros estão lançando smartwatches premium combinando o melhor de fitness, atividade ao ar livre e recursos de saúde.
A pesquisa mostra que um foco na integração de aplicativos saúde também contribuirá para o aumento dos embarques de smartwatch nos próximos anos. A Juniper prevê que a Apple e a Withings liderarão o caminho em termos de integração de serviços de saúde, seguidas pela Fitbit e pela Garmin.
China se tornará o maior mercado de smartwatch
A ascensão de players menores está ligada à rápida expansão do mercado chinês, oferecendo smartwatches de preço mais baixo. O Extremo Oriente e a China ultrapassaram agora a América do Norte como o mercado mais dominante, com mais de 24 milhões de smartwatches entregues em 2018 contra 19,5 milhões na América do Norte.