Leão Alimentos e Bebidas impacta 95% dos colaboradores com aplicativo de comunicação interna

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A Comunicação Interna tem se mostrado cada vez mais necessária dentro das organizações, o que faz com que os desafios que a área enfrenta sejam muitos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ação Integrada, em parceria com a Aberje, para 70% das empresas o maior obstáculo da Comunicação Interna é engajar gestores como comunicadores. Esse desafio é ainda maior na Indústria, pois o setor conta com um grande número de colaboradores fora do escritório – o que, para muitas empresas, dificulta bastante o processo de comunicação.

Nesse sentido, a Leão Alimentos e Bebidas buscou alternativas capazes de promover a integração entre as pessoas e a inovação da Comunicação Interna. Foi assim que a empresa lançou o aplicativo LeOn, uma plataforma multicanal desenvolvida pela Dialog, startup que lidera o setor de CI no Brasil. Com uma taxa de engajamento de 95% em menos de um ano, o LeOn se tornou a principal ferramenta de comunicação dessa indústria.

A supervisora de Comunicação da Leão, Mayara Trevisan, conta que a empresa enfrentava obstáculos na construção de uma Comunicação Interna que chegasse a todos os funcionários. "Antes do aplicativo, como qualquer indústria, nós tínhamos uma dificuldade muito grande de ter uma comunicação para todo o nosso público. Nós temos time nas fábricas, nos escritórios, nos centros de distribuição e uma equipe comercial espalhada por todo o território nacional. Além disso, a comunicação se tornava ainda mais difícil por meio dos canais tradicionais que usávamos. O LeOn é mais do que uma rede social corporativa, já que a antiga intranet e outras ferramentas de trabalho migraram para o app", conta.

Para o CEO da Leão, Marcelo Corrêa, o aplicativo é uma ferramenta que aproxima todas as pessoas da organização e oferece um espaço democrático para os colaboradores mostrarem seu protagonismo dentro do negócio. "O LeOn foi lançado em janeiro de 2022 e, através dele, os colaboradores compartilham iniciativas, conquistas e pontos importantes para o engajamento de toda a organização. Nós promovemos a multicanalidade dentro da empresa, falando sobre inovação, sobre vendas, sobre todas as áreas do nosso negócio e permitindo que as pessoas fiquem conectadas por muito mais tempo, de forma instantânea, rápida e assertiva", reforça.

O ponto de virada para o nascimento do LeOn foi durante a pandemia, quando surgiu o questionamento de como comunicar e estar presente na vida dos colaboradores a distância. "O mote foi: como posso estar próximo de todos os funcionários o maior tempo possível? Entendemos que uma ferramenta como o LeOn seria, de fato, um canal de comunicação e geraria uma aproximação que nos permitiria ser um canal de interação do funcionário com a empresa", explica Fabiano Rangel, head de Desenvolvimento Organizacional e Institucional da empresa.

O LeOn nasceu para resolver um dos maiores problemas da Comunicação Interna: contemplar as necessidades do público operacional. "Se uma empresa definir que o principal canal de Comunicação Interna é apenas um e-mail, por exemplo, aqueles que não têm nesse canal seu foco de trabalho perderão a chance de participar da comunicação. Isso significa que, mesmo contando com murais impressos ou tendo a liderança como replicadora, o acesso à informação permanece desigual", complementa Hugo Godinho, CEO da Dialog.

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