A integradora de soluções e serviços gerenciados, Sencinet, acaba de concluir a instalação do equipamento necessário para levar internet para 200 mil alunos de 1.303 escolas que funcionam em áreas de difícil acesso do Peru. O serviço faz parte do Programa Educação Básica para Todos (MINEDU / 26), desenvolvido pelo Ministério da Educação.
Após vencer o processo licitatório em outubro do ano passado, a Sencinet instalou antenas VSAT em todos os estabelecimentos de ensino. Estes equipamentos se comunicam via satélite nas bandas Ku e Ka para disponibilizar internet à comunidade acadêmica dos bairros necessitados.
O diretor executivo de vendas e marketing da Sencinet, Jayme Ribeiro, explica que além das antenas, a Sencinet disponibilizou no-breaks nas escolas e equipamentos para fornecer wi-fi em todas as localidades.
"A conclusão do projeto MINEDU confirma mais uma vez a vocação e a expertise da Sencinet para a execução deste tipo de solução. Ao longo de nossa história desenvolvemos inúmeros trabalhos semelhantes em países como Brasil e Colômbia, trazendo conexões de qualidade a regiões remotas da Floresta Amazônica que só podem ser alcançadas de barco", afirma.
Já a Country Manager da Sencinet para os países da região andina, Eliana Naranjo, afirma que a entrega e manutenção do projeto MINEDU / 26 consolida a imagem da empresa como uma marca preparada para suportar uma estratégia de forte expansão no território Peruano. "A complexidade de planejamento e operacionalização de uma solução como esta demonstra a robustez do portfólio e a capacidade técnica da Sencinet para suprir as mais variadas necessidades de companhias de todos os setores da economia peruana", afirma.
Por sua vez, o recém nomeado Senior Sales Manager da Sencinet no Perú, Hugo Gomes comenta que a empresa tem planos de ampliar significativamente a presença no país no curto e médio prazo. "Para isso contamos com verticais de negócios que além dos serviços de satélite, contam com alternativas como SD-WAN, hospedagem e segurança de rede", diz.
O contrato com o Ministério da Educação no projeto MINEDU estabelece um valor de aproximadamente US$ 16 milhões (78 milhões de soles) para a Sencinet instalar e manter os equipamentos em pleno funcionamento por três anos.