Previsões para o mercado wireless apontam para novos desafios

0

A inCode Telecom Group, empresa de consultoria de negócios e tecnologia, divulgou suas dez principais previsões para o mercado wireless global neste ano. As previsões têm como propósito ajudar a identificar tendências de aplicações sem fio emergentes e de que maneira empresas e consumidores irão se beneficiar.

Entre as tendências apontadas pela empresa incluem o uso disseminado de redes sociais móveis, maior variedade de dispositivos multifuncionais e mais opções de entretenimento doméstico wireless.

De acordo com a empresa, neste ano, telefones e bundling de serviços com preços acessíveis farão dos dados móveis uma oferta mais atrativa em mercados estabelecidos, onde redes de terceira geração (3G) poderão ser a opção preferida da maioria dos clientes. Prósperos fornecedores de infra-estrutura e aparelhos telefônicos na Ásia ajudarão a trazer a tecnologia sem fio de baixo custo para mercados emergentes, possibilitando que um grande número de pequenas empresas se junte ao mainstream econômico.

?Nos últimos anos, a consolidação racionalizou e estabilizou a maioria dos mercados wireless?, disse Bengt Nordstrom, CSO (chief strategy officer) da inCode. ?Agora estamos preparados para o próximo nível, no qual serviços de Internet ganham mobilidade e se tornam profundamente entrelaçados com nossas vidas cotidianas, seja em casa, no trabalho ou durante o lazer.?

Alguns dos destaques das previsões para 2007 da inCode são a competição das empresas de internet, como Google, Yahoo! e Skype, com operadoras de telefonia móvel, e a queda dos preços de telefones 3G multifuncionais com combinações variadas de música, localização, vídeo e outros recursos para abaixo de US$ 90. A empresa prevê, ainda, uma mudança profunda à medida que tecnologias sem fio são desenvolvidas e implementadas, primeiramente na China e na Índia, em vez de Europa e América do Norte; além do movimento das marcas globais para subsidiar telefones e serviços para demografias específicas com o propósito de para possuir canais de marketing móvel, marcas globais podem subsidiar telefones e serviços para demografias específicas.

Veja, a seguir, um resumo das dez principais previsões para o mercado wireless global em 2007

Operadoras

1) Networking social ganha mobilidade: A mobilidade é adicionada aos atuais modelos de negócio, serviços e comportamentos da internet, gerando tráfego para operadoras wireless. Usuários adolescentes e na faixa dos 20 anos acostumados à conectividade constante e a web sites formadores de hábito, como MySpace e Facebook, lideram uma onda de registros em redes sociais móveis.

2) TV Móvel – Agora em exibição para usuários pioneiros: No curto prazo, é improvável que usuários wireless desembolsem entre US$ 5,99 e US$ 9,99 mensais por um serviço de TV móvel. Em vez disso, eles optam por ?pay per view? ou por minuto para ?sneaking?, a tendência do consumidor a assistir aos minutos principais de um evento esportivo ou de um programa enquanto realiza outra atividade.
Dispositivos

3) Dispositivos multifuncionais mais baratos e versáteis: A concorrência intensa e a pressão por margem permanecem no mercado de telefones, forçando abaixo de US$ 90 os preços de aparelhos de terceira geração (3G) e tornando-os acessíveis para uma ampla gama de usuários. Na tentativa de reproduzir o sucesso de telefones celulares com câmera, fabricantes de dispositivos produzem mais unidades multifuncionais com recursos de execução de música, localização, vídeo e outros.

4) Serviços baseados em localização: e o Vencedor é. . . GPS? Sim, GPS é a tecnologia de localização preferida da indústria wireless. Os fabricantes de telefones continuam a promover aparelhos com GPS à medida que a tecnologia evolui dos populares sistemas de navegação por satélite em carros.

Equipamento

5) Plataformas multimídia AOL, Yahoo! e Google desafiam IMS: À medida que plataformas de serviços multimídia emergem, fornecedores de serviços de Internet criam sua própria arquitetura de mídia, pondo em risco as operadoras de telecomunicações que adotam uma abordagem IP Multimedia Subsystem (IMS).

6) China e Índia desequilibram mercado de equipamento: Juntas, China e Índia conectam mais de 10 milhões de consumidores wireless por mês em 2007, e criam uma base de assinantes maior do que a da Vodafone, com 200 milhões de consumidores. No fim do ano, a China finalmente começa a emitir licenças 3G. Tecnologias wireless são desenvolvidas e implementadas primeiramente na China e na Índia, em vez de na Europa e na América do Norte, como antes.
Mídia e publicidade

7) Publicidade móvel alça vôo: Marcas importantes migram do marketing básico SMS para a publicidade multimídia sofisticada. A RBC Capital Markets estima que a receita de marketing móvel vá crescer dos US$45 milhões gerados em 2005 para US$1,5 bilhão em 2010. Dotadas de capacidade tecnológica para direcionar e medir a eficácia da publicidade móvel, as marcas têm uma abordagem mais estratégica.

8) Fornecedores wireless ingressam no entretenimento doméstico. Este ano, a mobilidade avança contra as operadoras de banda larga fixa, que dominaram a internet e a provisão de serviços de voz mais baratos nas residências. Wi-Fi continua sendo a principal tecnologia de acesso sem fio. Femtocells (pequenas estações radiobase) baratas e roteadores híbridos Wi-Fi e High-Speed Packet Access (HSPA) emergem como alternativas atraentes a VoIP sobre Wi-Fi.

Wireless empresarial

9) Segurança wireless vai para primeiro plano: Implemente fortes medidas de segurança. Este talvez seja o ano em que hackers comecem realmente a prestar atenção aos milhões de dispositivos wireless, ao crescimento do uso de dados móveis e aos pontos vulneráveis entre redes móveis e fixas. Ataques, vírus e segurança dos dados agora são mais preocupantes do que perda ou roubo do aparelho. Outros desafios são serviços emergentes como VoIP e pagamentos móveis. Vulnerabilidades afetam diretamente os resultados financeiros, a imagem corporativa, a adequação regulatória e a vantagem competitiva. Mobilidade integrada, conteúdo off-portal, IMS e evolução da convergência continuam a criar novas demandas corporativas por soluções de segurança de ponta a ponta no segmento de consumo.

10) Mobilidade empresarial – Agora é para Valer: As empresas não conseguem resistir às convenientes, confiáveis e acessíveis soluções móveis empacotadas que chegam ao mercado. Nas corporações, uma grande diversidade de funcionários troca telefones por computadores móveis para transações, coleta de dados e mensagens. Muitos processos de comunicação por voz, como notificações de colocação e entrega de pedidos, operações de despacho e monitoramento remoto de ativos, continuam a migrar para dados wireless visando aumentar o acesso à informação e o volume de transações em campo das organizações. Muitas corporações substituem completamente seus telefones celulares por um dispositivo híbrido de voz e dados ou um dispositivo só para dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.