Steve Jobs é intimado a depor pela Justiça dos EUA

0

O executivo-chefe (CEO) da Apple, Steve Jobs, foi intimado pela Justiça americana na segunda-feira, 21, a depor. O juiz Howard Lloyd, da Corte Distrital Norte da Califórnia, quer averiguar as alegações de que a fabricante de eletrônicos exerce monopólio no mercado de música digital por meio de seu tocador de MP3, o iPod, e do software de reprodução de faixas e venda de títulos, o iTunes. Não há informações sobre quando Jobs será ouvido.
Segundo reportagem do The Wall Street Journal desta terça-feira, 22, um grupo de consumidores entrou com uma ação judicial coletiva em 2005 afirmando que a Apple, por meio de uma atualização no iTunes, proibiu que fossem ouvidas músicas compradas na concorrente RealNetworks no iPod. Para o grupo, liderado por Thomas Slattery, o movimento impossibilitou a atuação de outras lojas virtuais de música, que, excluídas do iPod, foram impossibilitadas de competir.
O software usado para bloquear as músicas chamava-se FairPlay. À época em que o programa foi criado, a Apple declarou que ele seria usado para tentar acabar com a pirataria digital de música. Na opinião dos autores do processo, no entanto, o verdadeiro propósito do software era impedir a atuação das lojas on-line concorrentes.
Em comunicado, o juiz Lloyd informou que Jobs, em licença médica desde janeiro, será interrogado durante cerca de duas horas para explicar o modelo de negócio do iTunes e como o FairPlay era usado. Para o juiz, o CEO da Apple é o único com total conhecimento da atualização do software, em outubro de 2004, por isso, é o que pode responder com precisão quais eram os seus propósitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.