O Google anunciou que vai disponibilizar no Street View, ferramenta de mapeamento global da empresa, imagens coletadas na bacia do Rio Negro, na Amazônia. As imagens, feitas em comunidades ribeirinhas e nos cursos do rio e seus afluentes, são resultado de uma parceria com a ONG Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e permitem explorar todo o território em fotos em 360°, posicionadas no mapa capturado por satélite.
De acordo com a empresa e a ONG, o objetivo é promover a curiosidade de turistas brasileiros e de todo o mundo sobre a região. O Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, foi parceiro do projeto.
Diversas áreas da Bacia Amazônica são protegidas por lei, por meio do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). É o caso da reserva do Rio Negro, onde as fotos foram feitas, que possui acesso restrito. As imagens compreendem a geografia do Rio Negro, alguns dos seus afluentes, partes das trilhas das florestas e das comunidades ribeirinhas locais.