Mensagem de cobrança com ameaça de penhora instala Cavalo de Tróia

0
21

A Štíty Tecnologia, que distribui no Brasil as soluções antivírus da Avast, identificou um ataque maciço nos últimos de dias dos cybercriminosos, que estão enviando mensagens de e-mail sobre falta cobrança e com ameaça de penhora. O objetivo é instalar um cavalo de troia no computador para roubar informações bancárias.

A mensagem tem como título Notificação Extrajudicial:Último Prazo para Pagamento Antes da Execução de Penhora, o que desperta a atenção do usuário caso ele possua dívidas vencidas e que corram risco de execução por parte dos credores. Os criminosos apostam nesta possibilidade, uma vez que o número de inadimplência tem crescido nos últimos meses.

A mensagem estipula o prazo de 48 horas para o pagamento e oferece um link para baixar um arquivo com informações sobre a cobrança. Na verdade, trata-se de um documento contaminado com vírus de computador.

Marco Rodrigues, diretor da Štíty Tecnologia, orienta apagar imediatamente este tipo de mensagem. "O melhor a fazer é conversar com o credor para negociar o pagamento ou esperar que o escritório de cobrança ofereça uma negociação. Em ambos os casos o boleto pode ser enviado por e-mail ou SMS. Ainda assim é necessário perguntar o nome do remetente para ter certeza que o boleto que chegue à caixa de entrada é realmente aquele que se espera. Avisos deste tipo, que aparecem de surpresa, é certamente uma tentativa de fraude", enfatiza.

Além deste procedimento, ele também orienta o usuário a manter seu sistema de antivírus sempre atualizado, com recurso de bloqueio de arquivos desconhecidos vindo de sites de compartilhamento de arquivos e outras fontes.

Deixe seu comentário