Como a IA ajuda marcas a personalizar a experiência do cliente

0

No universo do marketing moderno, se evidencia a importância da Inteligência Artificial (IA) na hora de usar ferramentas estratégias para estreitar os laços entre as empresas e o seu público-alvo.

No contexto dessa busca pela fidelização do cliente, uma pesquisa recente demonstra o impacto da IA na personalização da experiência do cliente. De acordo com um estudo da Associação de Marketing, 85% das empresas que adotaram a IA em suas estratégias de atendimento, experimentaram um aumento significativo na satisfação do cliente.

Acredito que a fidelização seja o maior objetivo das marcas hoje. É preciso aproveitar as oportunidades de trazer o cliente mais próximo da sua marca ou produto. Reforçar seus valores, missões e posicionamento.

Nos dias de hoje, a personalização da experiência do cliente tornou-se um fator crucial para marcas em todos os setores, especialmente na internet. A experiência de compra após o modelo online tornou-se o maior e mais importante diferencial entre marcas, serviços ou produtos comercializados.

Além disso, a experiência agrega valor percebido no ato da compra, no investimento ao adquirir o produto e, principalmente, entrega ao pós-venda um produto recheado de novas referências na jornada de compra do consumidor.

Contudo, essa busca pela personalização não vem sem desafios. É necessário ressaltar a importância de ser inovador em cada ação de personalização, sem comprometer a experiência do cliente, sempre buscando novidades que impressionem o consumidor.

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel fundamental na melhoria da personalização da experiência do cliente. Ela mudou a profundidade e velocidade das análises das jornadas do consumidor.

Novas associações de informações são possíveis, baseadas em um conhecimento e uma atuação digital da IA na web como um todo, aliados a um poder analítico e criativo do indivíduo.

Entretanto, é importante lembrar que, assim como em qualquer área, a personalização via IA pode falhar. O que evita tais falhas é a criação de modelos de testes e simuladores de ambientes, de toda a cadeia da jornada do cliente.

Em qualquer experiência nova, quanto maiores e mais completos forem seus testes e mais controlado o ambiente, menores os riscos.

Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.