Um novo e desafiador ano

0

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia. Nesse cenário, uma coisa é certa: o setor encontra-se em uma profunda transformação.

No campo corporativo, por exemplo, estamos vendo as empresas buscando uma nova forma de fazer negócios. Num cenário marcado pela dinâmica de preços e acirrada competição, a disputa entre operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de Internet tem resultado na queda dos preços, moldando um cenário de consolidação no setor.

Esse movimento é impulsionado pela crescente demanda por serviços de alta qualidade, substanciais investimentos em infraestrutura e pela entrada de fundos de investimento nos últimos anos.

Um benchmark realizado em São Paulo e no Nordeste do Brasil mostrou uma redução significativa nos preços do Trânsito IP (erosão de preços), com previsão de uma queda de aproximadamente 17% para 2024. Os operadores, em resposta a essa redução, estão utilizando estratégias baseadas em estatísticas de rede, distribuindo custos de maneira a favorecer componentes como Internet Exchanges (IX), Content Delivery Networks (CDNs) e Pontos de Troca de Tráfego Internacional (PNIs) em relação aos tradicionais upstreams.

Como alternativa, muitas empresas estão olhando com mais atenção aos M&As, as famosas fusões e aquisições, que frequentemente ganham os noticiários.

A consolidação em curso no mercado brasileiro de banda larga fixa é conduzida por seis fundos de Private Equity, visando redução de custos e aumento do EBITDA. Com 47,2 milhões de acessos ativos, a ANATEL prevê a saída dos fundos ao atingirem 2,36 milhões de assinantes, consolidando 30% do mercado.

Este modelo, focado na eficiência operacional e na otimização de custos é evidenciado por alguns exemplos, como da Desktop, onde dos 1 milhão de assinantes atuais, 470 mil foram obtidos de maneira inorgânica. E a fusão entre Vero e AmericaNet, que resultou no maior provedor de banda larga fixa do país, com cerca de 1,5 milhão de assinantes.

Os cabos submarinos e Data Centers também deverão assumir um papel essencial na globalização e avanço das telecomunicações nos próximos anos. Operadoras buscam diversificar serviços e distribuição de receita em infraestrutura, como data centers e redes de fibra ótica, em resposta à crescente demanda por transformação digital.

O setor de Data Centers na América Latina está passando por um período de expansão, evidenciado por uma onda de construções e ampliações, e a previsão é de que esse crescimento se mantenha ao longo de 2024. Empresas do ramo digital estão ativamente buscando explorar soluções inovadoras para desenvolver novos serviços, otimizar custos e aumentar a flexibilidade nos ambientes globais de Data Center.

Mas os desafios não ficam limitados apenas às fusões e às aquisições. A tecnologia ainda acaba tendo um protagonismo enorme nesse processo e, com certeza, contribuirá para um ano de profundas transformações.

Por exemplo, estamos vendo o advento do 5G e a incorporação de inovações tecnológicas, como a Inteligência Artificial, cujos reflexos ainda não foram sentidos na totalidade.

Especificamente falando da IA, ainda não conseguimos quantificar e qualificar o potencial dessa ferramenta no setor de telecom, mas não há dúvida que quem conseguir "domá-la" antes sairá na frente.

Entendido isso, à medida que adentramos 2024, é imperativo que as empresas desse setor busquem estratégias inovadoras para impulsionar o crescimento, conquistar vantagens competitivas e gerar lucro.

Ou seja, o futuro dos setores de Internet e Telecomunicações serão moldados pela capacidade das empresas em se adaptar rapidamente a um ambiente em constante evolução, aproveitando as tendências emergentes e adotando soluções inovadoras para se manterem competitivas.

Rafael Siqueira,  Gestor de pré-sales e pricing na Angola Cables.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.