Rede de educação e pesquisa opera no Nordeste

0

O Ministério da Ciência e Tecnologia inaugura nesta sexta-feira, 25/4, a Rede Metropolitana de Natal (Giganatal), uma infra-estrutura de fibras ópticas que possibilita a troca rápida de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa do País.

Trata-se de um projeto das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), do MCT, destinado a interligar via internet instituições de ensino superior e de pesquisa e desenvolvimento científico no País. Redes semelhantes à de Natal já operam em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis e no Distrito Federal. Até o fim de 2008, serão 27 redes ópticas metropolitanas em todo o País.

Com 47 km de extensão, a Giganatal foi implantada pela RNP com cerca de R$ 870 mil de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT). A Giganatal facilita e amplia a integração entre universidades e unidades de pesquisa.

Instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo, inclusive, compartilhar projetos de educação à distância e interagir por meio de videoconferência. A rede de Natal promoverá, por exemplo, o avanço de iniciativas na área de tecnologia do petróleo, que têm apoio do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), da Finep e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.