À frente da F5 Networks desde o final do ano passado, a diretora geral Rita D'Andrea trabalha para consolidar o posicionamento da empresa como provedor de soluções de segurança para aplicações na nuvem. A maior parte dos clientes da F5 Networks Brasil é formada por grandes empresas (bancos, indústrias, empresas de e-commerce, etc.).
Na prática, porém, a empresa consegue atender o universo PME por meio das alianças que mantém com as grandes operadoras de Telecom. "Mais recentemente passamos a ajudar as operadoras a desenvolver ofertas de serviços completamente seguras e confiáveis". Em alguns casos, as ofertas de segurança de aplicação das operadoras são voltadas para resolver os desafios do segmento PME que saltou para a digitalização de serviços na Web.
Segundo a executiva, a verdade é que todas as operadoras enfrentam o desafio de negócios de desenvolver e entregar serviços de dados cada vez mais inovadores e rentáveis. "Nossas soluções de segurança de aplicações na nuvem vão ao encontro deste novo modelo das operadoras – nossa tecnologia é oferecida em forma de serviço e passa a fazer parte das ofertas de segurança de aplicações dessas operadoras".
Para a F5 Networks, a aplicação é tudo – pode ser o componente de software que ativa e cuida da bilhetagem de um dispositivo IoT, pode ser a App que roda em smartphones, podem ser ofertas de prateleira como o SalesForce e o SAP ou, ainda, sistemas desenvolvidos sob medida como os Internet Banking dos grandes bancos brasileiros.
Em todos os casos a tecnologia F5 Networks consegue "ler" as requisições feitas pela aplicação sobre a infraestrutura de TI. Isso é feito de maneira a reduzir ao máximo a incidência de Falsos Positivos, alertas que podem acabar derrubando um servidor de aplicações Web. A tecnologia que nasceu há 20 anos realizando o balanceamento das aplicações para garantir sua entrega evoluiu para uma oferta sofisticada, que consegue ler todos os protocolos de uma aplicação e, a partir daí, determinar como ao mesmo entregar e preservar a segurança deste sistema.
O foco da F5 Networks em segurança de aplicações na nuvem tem levado a empresa, também, a buscar novos parceiros para seu ecossistema de canais no Brasil.