Com faturamento previsto para superar R$ 1,6 bilhão neste ano, a M. Dias Branco, fabricante de massas, biscoitos e farinha de trigo, acaba de dar um passo decisivo para melhorar o gerenciamento de sua infra-estrutra de TI com a adoção da biblioteca ITIL. Para implementação do modelo de referência na gestão de serviços de TI, a empresa recorreu à Altiris, fornecedora de soluções para gerenciamento de ciclo de vida de TI e de segurança.
De acordo com o gerente de TI da M. Dias Branco, Haroldo Menezes, Altiris foi essencial para montar o banco de dados de configuração, que concentra informações vitais para atender a disciplina de gerenciamento de configurações do ITIL. ?Essa disciplina exige que haja registro de todo hardware e software ? ou seja, um inventário ? usado pela empresa. Por estar em conformidade com o ITIL, a tecnologia da Altiris nos atende de maneira completa?, declara, ao dizer que a empresa tem como meta concluir a implantação de todas as disciplinas da biblioteca em até dois anos.
Para dar conta de todo os processos envolvidos em suas atividades diárias ? que incluem, por exemplo, a emissão de 23 mil notas ficais por dia, com nove itens em média cada uma ? a área de tecnologia da informação, segundo Menezes, é fundamental. ?Qualquer interrupção no sistema provoca problemas no faturamento da empresa, que é a nossa atividade de missão crítica. A área de TI permeia as áreas industrial, fiscal, contábil, etc., e as operações dependem de dela.? A ferramenta de gestão empresarial adotada pela M. Dias Branco é o ERP Logix, da Logocenter. O data center fica em Fortaleza e todas as 26 unidades da empresa são interligadas.
A decisão de adotar a biblioteca de melhores práticas de TI, de acordo com Menezes, surgiu em março do ano passado. Ele conta que quando estava em fase de seleção da solução que seria adotada pela empresa antes de iniciar o processo de adoção da ITIL, a M. Dias Branco avaliou de maneira bastante ampla o que a Altiris tinha a oferecer: selecionou cinco ferramentas para estudar, fez demo para ver como funcionava e analisou as propostas técnica e comercial. ?Depois de toda a análise, concluímos que a Altiris era a tecnologia que mais se adequava às disciplinas ITIL. Nosso projeto de implantação das ferramentas da fabricante começou a ser implementado em maio e foi finalizado em agosto de 2005?, diz o gerente de TI.
Nesse projeto, a M. Dias Branco contou com os serviços da integradora Vanguard, parceira da Altiris. ?Pela primeira vez trabalhamos com a Vanguard e a experiência foi excelente. Tudo aconteceu conforme o combinado e o projeto foi cumprido de acordo com o cronograma?, afirma Menezes. ?O processo de treinamento e transferência de conhecimento foi tão bem feito que a minha equipe anda sozinha?.
Segundo o gerente de TI, a integração é uma das principais características das soluções da Altiris. ?É um conjunto que se ajusta perfeitamente entre si e com o projeto de implantação de melhores práticas da M. Dias Branco?, destaca. ?As ferramentas são amigáveis e de boa gestão?. Menezes diz que antes da adoção das soluções de gerenciamento todos os processos eram executados manualmente. ?A gestão do inventário era complicada, não havia gestão de incidentes e alguns softwares eram subutilizados, por exemplo?, conta.
Esses e outros processos foram informatizados e aprimorados a partir da implantação das soluções da Altiris. O inventário de hardware e software foi totalmente informatizado e os ativos colocados sob controle com o Altiris Inventory Solution. Além disso, a empresa implantou o Altiris Application Metering Solution, que possibilitou à equipe de TI da empresa detectar softwares caros que eram subutilizados cujas licenças poderiam ser compartilhadas por vários usuários. ?Com ajuda da Altiris, vamos rever a política de licenciamento de alguns fornecedores e renegociar contratos com alguns deles?, adianta Menezes. ?Com esta ação, vamos economizar de 20% a 30% em alguns contratos?, destaca.
Outros resultados também estão sendo colhidos. ?A relação custo/benefício é bem positiva. Já houve melhoria de controle de inventário que nos leva a comprar apenas o que realmente precisamos. Conseguimos escalonar chamadas do Help Desk e somente exceções ocupam o tempo de quem faz a gestão. E um dos maiores ganhos foi a definição de papéis na equipe, que antes acumulava funções?, exemplifica Menezes.
Os ganhos com a adoção do Help Desk Solution também merecem destaque. Segundo o gerente de TI, depois que foi informatizado, o Help Desk resolve 99% dos problemas rapidamente, dentro do tempo acordado. ?Somente destacamos uma pessoa para resolver exceções quando não resolvemos em 24 horas ou 48 horas. Desde que a solução da Altiris foi implantada, eu mesmo só tive informação de problema?, conta. Segundo Menezes, a gerência é completa. ?Não sou mais pego de surpresa e a equipe consegue ser pró-ativa ? esse ganho de tempo é imensurável. Conseguimos otimizar o tempo envolvido nessa atividade e na gestão. O processo flui sem a minha intervenção?, comemora, lembrando que dos 9 mil funcionários da M. Dias Branco, 1,2 mil são usuários de informática.