Microsoft lança computação pessoal no modelo pré-pago

0

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (22/5) a oferta de PCs no modelo ?pague o quanto usa? com tecnologia Microsoft FlexGo. A oferta traz aos consumidores de mercados emergentes opções mais flexíveis para a aquisição de PCs. A idéia é tornar as máquinas mais acessíveis ao reduzir consideravelmente o valor da entrada e permite que os consumidores paguem pelo computador adquirido à medida que o utilizam, por meio da compra de cartões ou fichas de ativação pré-pagas.

A empresa já vinha realizando testes nas regiões onde o restrito acesso ao crédito, a renda imprevisível e os altos valores das entradas dificultam que consumidores tenham condições de adquirir um computador. Agora, a Microsoft coloca em prática o projeto por intermédio da tecnologia FlexGo, que reúne hardware, software e soluções de serviços trabalhando em conjunto no gerenciamento de máquinas que utilizam o modelo em questão.

Isso, segundo a empresa, permite que varejistas, provedores de serviços de telecomunicações, bancos e OEMs ofereçam máquinas a um leque maior de clientes. A Microsoft garante que com a FlexGo é possível aos fornecedores reduzir o valor da entrada do PC em 50% ou mais, além de permitir flexibilidade de pagamento dos custos pendentes.

O mecanismo é o seguinte: a ferramenta avisa o usuário sobre o tempo de uso e mostra como adicionar mais horas digitando um número que se encontra no cartão ou ficha. Quando não se adiciona mais tempo, o estado de funcionalidade do computador é gradualmente reduzido até que o consumidor adquira mais horas, as quais podem ser compradas tanto on-line quanto em fornecedores locais. O computador passa a ser propriedade integral do usuário após a compra de uma soma determinada de horas.

?Há mais de 1 bilhão de celulares pré-pagos no mundo atualmente, o quê nos assegura que o anúncio representa um modelo de pagamento já bem conhecido, adequado e que dá bons resultados entre os consumidores desse perfil?, afirmou Will Poole, vice-presidente sênior do Market Expansion Group da Microsoft. ?Ao provermos uma forma de pagamento flexível e totalmente nova para a aquisição de PCs, centenas de milhões de famílias e empresas de pequeno porte em mercados emergentes terão acesso a PCs de qualidade, o que lhes possibilitará aproveitar as inúmeras vantagens nos campos da educação, entretenimento, comunicação e produtividade.?

A nova estratégia de negócios da Microsoft reúne parceiros de renome nos setores de hardware, telecomunicações, varejo e serviços financeiros os quais, juntos, estão empenhados em fazer com que os modelos por assinatura e ?pague o quanto usa? venham a se tornar, pela primeira vez, realidade. A empresa concluiu, recentemente, uma bem-sucedida experiência de um ano no Brasil em parceria com o Magazine Luiza.

Na próxima rodada de testes ? a ser realizada no Brasil, China, Hungria, Índia, México, Rússia, Eslovênia e Vietnã ? a Microsoft contará com vários parceiros, tais como AMD, HSBC Brasil, Infineon Technologies AG, Intel, Lenovo, Phoenix Technologies e Transmeta Corp., entre outros.

?Os testes da Microsoft no Brasil são um pequeno, mas significativo passo em direção à democratização da tecnologia. A experiência mostra que, ao se tornar a computação acessível do ponto de vista financeiro, através de modelos de negócios inovadores, é possível transformar a ?exclusão digital? em um ?dividendo digital??, declarou C.K. Prahalad, estrategista de negócios e autor do livro The Fortune at the Bottom of the Pyramid: Eradicating Poverty through Profits (O Sucesso na Base da Pirâmide: Erradicando a Pobreza através de Lucros). ?Espero que a Microsoft consiga difundir rapidamente a idéia e a estratégia adotada no Brasil para mercados como Índia, México, China e África do Sul. Existe uma oportunidade na base da pirâmide social e as empresas globais poderão fazer o bem e fazer bem feito ao atingir essa nova categoria de consumidores.?

Além de lançamento da segunda fase de testes de mercado no Brasil a ter início essa semana, a Microsoft expandirá o programa pré-pago com tecnologia FlexGo para a Índia, México, Rússia e China nos próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.