A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (22/5) a oferta de PCs no modelo ?pague o quanto usa? com tecnologia Microsoft FlexGo. A oferta traz aos consumidores de mercados emergentes opções mais flexíveis para a aquisição de PCs. A idéia é tornar as máquinas mais acessíveis ao reduzir consideravelmente o valor da entrada e permite que os consumidores paguem pelo computador adquirido à medida que o utilizam, por meio da compra de cartões ou fichas de ativação pré-pagas.
A empresa já vinha realizando testes nas regiões onde o restrito acesso ao crédito, a renda imprevisível e os altos valores das entradas dificultam que consumidores tenham condições de adquirir um computador. Agora, a Microsoft coloca em prática o projeto por intermédio da tecnologia FlexGo, que reúne hardware, software e soluções de serviços trabalhando em conjunto no gerenciamento de máquinas que utilizam o modelo em questão.
Isso, segundo a empresa, permite que varejistas, provedores de serviços de telecomunicações, bancos e OEMs ofereçam máquinas a um leque maior de clientes. A Microsoft garante que com a FlexGo é possível aos fornecedores reduzir o valor da entrada do PC em 50% ou mais, além de permitir flexibilidade de pagamento dos custos pendentes.
O mecanismo é o seguinte: a ferramenta avisa o usuário sobre o tempo de uso e mostra como adicionar mais horas digitando um número que se encontra no cartão ou ficha. Quando não se adiciona mais tempo, o estado de funcionalidade do computador é gradualmente reduzido até que o consumidor adquira mais horas, as quais podem ser compradas tanto on-line quanto em fornecedores locais. O computador passa a ser propriedade integral do usuário após a compra de uma soma determinada de horas.
?Há mais de 1 bilhão de celulares pré-pagos no mundo atualmente, o quê nos assegura que o anúncio representa um modelo de pagamento já bem conhecido, adequado e que dá bons resultados entre os consumidores desse perfil?, afirmou Will Poole, vice-presidente sênior do Market Expansion Group da Microsoft. ?Ao provermos uma forma de pagamento flexível e totalmente nova para a aquisição de PCs, centenas de milhões de famílias e empresas de pequeno porte em mercados emergentes terão acesso a PCs de qualidade, o que lhes possibilitará aproveitar as inúmeras vantagens nos campos da educação, entretenimento, comunicação e produtividade.?
A nova estratégia de negócios da Microsoft reúne parceiros de renome nos setores de hardware, telecomunicações, varejo e serviços financeiros os quais, juntos, estão empenhados em fazer com que os modelos por assinatura e ?pague o quanto usa? venham a se tornar, pela primeira vez, realidade. A empresa concluiu, recentemente, uma bem-sucedida experiência de um ano no Brasil em parceria com o Magazine Luiza.
Na próxima rodada de testes ? a ser realizada no Brasil, China, Hungria, Índia, México, Rússia, Eslovênia e Vietnã ? a Microsoft contará com vários parceiros, tais como AMD, HSBC Brasil, Infineon Technologies AG, Intel, Lenovo, Phoenix Technologies e Transmeta Corp., entre outros.
?Os testes da Microsoft no Brasil são um pequeno, mas significativo passo em direção à democratização da tecnologia. A experiência mostra que, ao se tornar a computação acessível do ponto de vista financeiro, através de modelos de negócios inovadores, é possível transformar a ?exclusão digital? em um ?dividendo digital??, declarou C.K. Prahalad, estrategista de negócios e autor do livro The Fortune at the Bottom of the Pyramid: Eradicating Poverty through Profits (O Sucesso na Base da Pirâmide: Erradicando a Pobreza através de Lucros). ?Espero que a Microsoft consiga difundir rapidamente a idéia e a estratégia adotada no Brasil para mercados como Índia, México, China e África do Sul. Existe uma oportunidade na base da pirâmide social e as empresas globais poderão fazer o bem e fazer bem feito ao atingir essa nova categoria de consumidores.?
Além de lançamento da segunda fase de testes de mercado no Brasil a ter início essa semana, a Microsoft expandirá o programa pré-pago com tecnologia FlexGo para a Índia, México, Rússia e China nos próximos meses.