A Zauber, empresa argentina de monitoramento de audiência em redes sociais, inicia as operações no país já com dois contratos fechados, com a R7 e o Yahoo. A instalação de um escritório em São Paulo tem como objetivo expandir o atendimento para vários setores e marcas em geral, desde o de mídia até políticos. A capital paulista é a terceira cidade a ter uma operação da companhia, além da sede em Buenos Aires e uma filial em Palo Alto, nos Estados Unidos.
Com a expansão para o mercado brasileiro, a startup pretende atingir a meta de elevar o faturamento global entre 50% e 70% neste ano — no ano passado a empresa faturou US$ 1,5 milhão. O país atraiu os executivos por possuir o maior número de usuários do Facebook e ocupar a terceira posição no ranking de uso do Twitter. A Zauber iniciou, inclusive, alguns projetos com agências de marketing, entre elas a JWT. Hoje, a companhia está em busca de contratações para compor a equipe brasileira.
Fundada em 2007, a Zauber possui 50 funcionários entre engenheiros de software e especialistas em melhoria da experiência de usuário, design de produto, inteligência artificial, matemática e ciências sociais. Com o aporte de US$ 1 milhão recebido do fundo Pymar/Ax Ventures, a empresa desenvolveu no ano passado duas ferramentas que serão vendidas no Brasil. Trata-se da Flowics, que filtra e mostra em tempo real conteúdos das redes sociais em telas digitais, e a Tribatics, que monitora, analisa e classifica automaticamente o conteúdo gerado nas redes. "Isso facilita e aumenta o envolvimento da marca, da emissora de TV ou do portal com a sua audiência, gerando um formato de marketing mais atrativo, voltado ao entretenimento. Podemos trabalhar com eventos esportivos, programas de TV ou com publicidade, por exemplo", explica o CEO e fundador da Zauber, Gabriel Baños, mencionando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.