Pensando em ajudar os viajantes a encontrarem o melhor momento para comprar dólar, a startup mineira MelhorCâmbio.com desenvolveu o "Alerta de Câmbio". A ferramenta permite que o usuário informe a data que irá viajar e qual taxa gostaria de pagar. Quando a cotação atingir o valor desejado, ele será avisado.
O alerta está disponível nas versões mobile e desktop do site. Ao acessar a página Dólar-Hoje, o usuário encontra um botão no canto superior com a opção de criar um alerta. Logo depois, escolhe a cidade onde mora, a data da viagem e a taxa desejada. No momento em que a cotação chegar no valor determinado, o sistema envia um e-mail ao usuário, que tem a oportunidade de trocar seu dinheiro o quanto antes.
A ferramenta, oferecida exclusivamente pela empresa mineira, está disponível para quem deseja comprar dólar, euro, libra esterlina, dólar canadense e dólar australiano. Além do alerta, estão disponíveis outras funcionalidades, como uma calculadora dinâmica, um gráfico com o histórico cambial e ainda um ranking em tempo real das 9 cidades onde a moeda turismo está mais barata.
Assim, é possível conferir o valor final da moeda, incluindo todos os impostos e taxas, o que é muito diferente das cotações comerciais apresentadas pelos conversores disponíveis na internet.
O alerta de câmbio se une a outros serviços já oferecidos pelo site como o Comparador de Câmbio, em que o usuário confere os valores das cotações atualizadas das principais casas de câmbio em diversas cidades e ainda permite negociar valores menores diretamente com elas através de um sistema de ofertas (lances). Para estes usuários, o MelhorCâmbio.com também oferece um pacote de descontos em serviços muito úteis aos viajantes, como seguro de viagem, passagens aéreas, aluguel de veículos e proteção para bagagens.
Fundada em maio de 2015, a startup mineira foi desenvolvida com o objetivo de oferecer uma alternativa para quem vai viajar e deseja comprar moeda estrangeira sem ter o trabalho de ligar e negociar com várias casas de câmbio. Na plataforma web e no app, os usuários conseguem cotar nove moedas em mais de 565 casas de câmbios presentes em mais de 140 cidades de todo o Brasil. Desde que o site foi ao ar, em junho de 2015, mais de 4 milhões de usuários já utilizaram o sistema para economizar nas operações de câmbio.