Grupo criminoso utiliza código em JavaScript para ataques cibernéticos, revela ISH

0

O mais novo boletim informativo de threat intelligence da ISH Tecnologia chama a atenção para um tipo de ataque que tem como objetivo roubar informações confidenciais de organizações ao redor do mundo. Este ataque é conhecido como SocGholish, o qual combina o termo "Engenharia Social" e "Ghoulish" (para o português, algo ruim) e utiliza arquivos contendo códigos maliciosos em JavaScript para não ser notado ao infectar os sistemas das instituições.

Esta técnica é considerada avançada, tendo em vista que se infiltra nos sistemas e possibilita que cibercriminosos exfiltrem dados sigilosos. Com o objetivo de expandir sua rede de ataque e mapear novos alvos, os cibercriminosos utilizam também web beacons, técnica usada em páginas da web e e-mail para permitir verificar discretamente se um usuário acessou algum conteúdo, ocultos em assinaturas de mensagens eletrônicas e recursos compartilhados na rede. Além disso, destaca-se a capacidade de desenvolvimento de atualizações fraudulentas de navegadores, que contém downloads de arquivos mal-intencionados.

Em abril de 2024, a equipe da eSentire detectou que os elementos que constituem as peças-chave para a estratégia de infiltração do SocGholish estão associados ao JavaScript camuflado. Esse código malicioso inicia sua execução, acompanhado por ferramentas de automação. Assim, o script carrega um código mal-intencionado de URL e o grupo cessa sua execução para se esquivar dos sistemas de detecção automática.

A execução desse código script é a responsável por quase todo o processo de execução da operação elaborada pelo agente malicioso. Após o acesso aos servidores e navegadores das empresas, os atores maliciosos começam a acessar e extrair credenciais e informações sensíveis. Prosseguindo com a exfiltração, um comando subsequente é acionado para efetuar a cópia dos arquivos que armazenam as credenciais e os dados captados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.