A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira, 23, para discutir a possibilidade de reativação da Telebrás. O debate foi proposto pelo deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC).
A intenção é discutir a proposta do governo para a reativação da estatal. A Telebrás, holding do antigo monopólio estatal da telefonia privatizada em 1998, deveria ter sido extinta dois anos depois da privatização, mas sobrevive como fornecedora de mão-de-obra para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O governo federal estuda reativar a Telebrás para implantar a banda larga (acesso à internet em alta velocidade) em 90% do território nacional. O projeto, segundo estimativa divulgada pelo Ministério das Comunicações, está estimado entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões.
Paulo Bornhausen quer discutir o impacto da medida, caso seja implementada, para o equilíbrio do setor de telecomunicações. "Pretendemos avaliar se a reativação é mais vantajosa e se o impacto dessa intervenção não será desproporcional em um segmento já consolidado", afirmou o deputado. As informações são da Agência Câmara.
- Tele estatal