A fabricante de equipamentos de rede de telecomunicações Nokia-Siemens confirmou os rumores sobre a compra da divisão de tecnologia de conexão sem fio da Nortel por US$ 650 milhões. A unidade fabrica equipamentos baseados nas tecnologias CDMA e LTE (long term evolution), que é a evolução das redes de terceira geração (3G), e com ela a Nokia-Siemens diz que pretende ser a principal fornecedora de LTE, além de expandir sua presença no mercado da América do Norte.
"Este acordo proporciona uma importante oportunidade estratégica para a Nokia Siemens reforçar sua posição na América do Norte e no mercado LTE", disse Simon Beresford-Wylie, CEO da Nokia Siemens Networks.
A Export Development Canada (EDC), agência de crédito à exportação do governo canadense, anunciou que vai apoiar a Nokia-Siemens nesta operação com um empréstimo de cerca de US$ 300 milhões. A expectativa da empresa é que o negócio seja concluído no terceiro trimestre deste ano.
Além do negócio, a Nortel afirmou que já está em negociações avançadas com outras empresas para a venda de outros ativos. Esta é mais uma medida da fabricante canadense para tentar sair da concordata, cujo pedido foi feito em janeiro deste ano. Com essa estratégia, a Nortel pretende vender em partes os ativos da empresa.
Em fevereiro, a Nortel já havia vendido sua unidade de produtos Alteon para a Radware e, em maio, confirmou o interesse de se desfazer dos seus 50% de participação na joint venutre LG-Nortel.
- Aquisição estratégica