Para sustentar seu crescimento de forma responsável e aumentar a competitividade, a Simpress implementou no início deste ano uma nova política de recursos humanos. Focada na gestão de desempenho dos colaboradores, o processo possui três frentes principais: metas, resultados e competências.
A mudança, que engloba todos os níveis hierárquicos da empresa, visa melhorar os resultados e a performance de negócios da companhia, bem como destacar seus melhores profissionais, retendo e reconhecendo os talentos. Entre as principais mudanças estão a avaliação de desempenho e estrutura de cargos e salários, assim como a modernização dos processos de remuneração variável, baseada no sistema de meritocracia, e a unificação dos benefícios dos colaboradores.
A primeira fase deste projeto começou em janeiro, com o mapeamento dos cargos existentes na companhia, por meio da revisão de suas atribuições e competências essenciais, conforme definições do comitê executivo. Desta forma, ela busca por maior uniformidade de valores da política de remuneração para cargos similares, com base nas atribuições e não mais nos processos realizados.
Nas próximas fases, que ocorrerão ao longo do ano, a empresa estimulará a pró-atividade dos colaboradores por meio da gestão de desempenho, avaliando classes e grupos para realizar as premiações pela política de remuneração variável. Ao lado desta iniciativa a companhia proporcionará aos seus colaboradores maior visibilidade a oportunidades internas, para beneficiar e reter os talentos existentes.
Segundo o presidente da Simpress, Vittorio Danesi, a avaliação das competências deve gerar um grande desenvolvimento individual dos profissionais, destacando os melhores e estimulando a todos ao crescimento coletivo. "Além de nortear a companhia no sentido de atingir suas metas e a performance exigida pelo padrão de excelência requerida por nossos clientes, este novo formato beneficiará os melhores e os mais pró-ativos, revitalizando nossa política de carreira", diz.
Esta implementação refletirá também na área de treinamento e desenvolvimento, possibilitando a identificação de carências comuns entre os colaboradores e permitindo um planejamento adequado a essas necessidades. Também trará um ganho de eficiência operacional e maior produtividade na área de recrutamento e seleção, que passa a ter dados mais precisos sobre os cargos e agilidade na integração de novos colaboradores.