As vendas mundiais de PCs, que continuam a ser afetadas pela crise financeira, totalizaram 66,5 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 8,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 72,3 milhões, de acordo com a empresa americana de pesquisa e consultoria na área de tecnologia iSuppli.
De acordo com a empresa, em relação ao volume de PCs embarcados no quarto trimestre de 2008, que totalizou 77,6 milhões de unidades, a retração ficou em 14,4%. A iSuppli apontou ainda que o declínio do mercado no primeiro trimestre foi pior do que a sua estimativa inicial de redução de 4%.
O segmento de desktops foi o que mais sentiu o impacto e registrou vendas 23% inferiores, enquanto que os portáteis, incluindo notebooks e netbooks, contabilizaram vendas 10% superiores no período.
A líder em vendas de PCs no primeiro trimestre foi a HP, com participação de mercado de 19,7%, seguida por Dell e Acer, com market share de 13,2% e 11,1%, respectivamente. Em quarto lugar ficou a Lenovo, com representatividade de 6,7%, enquanto que a Toshiba ficou na quinta colocação, com participação de 5,2%.
- Retração nas vendas