Desenvolvimento sem gestão é certeza de confusão

0

Apesar de suas similaridades, gerenciar projetos de desenvolvimento de softwares é bem diferente de outros projetos. Fundamentalmente as diferenças estão nas particularidades da natureza do software, como é impossível acompanhar sua performance durante a produção isso porque dificilmente consegue-se testá-lo por etapas, é muito comum acontecer surpresas indesejáveis.

Percebe-se a enorme dificuldade por parte daqueles que gerenciam projetos nessa área em encontrar uma metodologia que permita um melhor controle dos resultados no desenvolvimento de software, como consequência, fica mais difícil planejar, estimar o tamanho, modificar e produzir o software.

Se é difícil gerenciar desenvolvimento de software em países onde a disciplina e controle estão presentes, no Brasil com a pouca disciplina no processo de desenvolvimento e na documentação em projetos de software é praticamente certo a incidência de problemas e consequentemente de prejuízos.

Para se tentar melhorar os resultados e as margens de lucratividade, mudou-se o foco para os objetivos considerados primários como: qualidade, produtividade, redução de riscos, modelo de ciclo de vida, e nos tipos de planos a serem utilizados para testes, documentação, desenvolvimento e qualidade.

Algumas estatísticas demonstram que fazer projetos com gestão é difícil, sem é impossível, vejamos:

75% dos projetos de software falham, sendo sua principal causa o gerenciamento, 31% dos projetos de software são cancelados antes de sua conclusão, e 53% excedem em mais de 50% suas previsões de prazo e custo.

Os principais motivo para os problemas apresentados, estão relacionados a falhas no gerenciamento de software durante a fase de desenvolvimento, ainda dos 16 principais fatores associados ao fracasso de um software, 9 estão relacionadas com o gerenciamento.

Infelizmente a estimativa é que apenas cerca de 10% dos projetos de software sejam entregues com sucesso.

Outra alternativa com foco em melhorar o desempenho dos projetos de software é a implantação de metodologias ágeis, elas melhoram o desempenho dos projetos, mas requerem atenção especial ao perfil da equipe e adaptação de processos.

Conclui-se que gerenciar projetos de desenvolvimento de software não é fácil. As técnicas de gerência tradicionais de projeto são incapazes de adaptar-se muito bem às mudanças e aos novos riscos.

Sabemos que as novas técnicas com métodos ágeis tornam mais fácil a vida de gerentes e das equipes desde que executadas corretamente. Uma equipe qualificada e comprometida conseguirá entregar softwares melhores, mais baratos e mais rapidamente.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.