Gympass conta com a nuvem AWS para se consolidar como marketplace de soluções de bem-estar

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A Amazon Web Services (AWS) anuncia que o Gympass, plataforma completa de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais, contou com a AWS para se transformar em uma plataforma 100% digital na nuvem em apenas duas semanas.

O Gympass é uma empresa fundada no Brasil, que expandiu suas operações globalmente e, atualmente, inclui mais de 50 mil academias parceiras, personal trainers, aulas ao vivo ou sob demanda, e várias outros aplicativos parceiros de bem-estar físico, mental e emocional em todo o mundo. A estratégia de nuvem ajuda a startup a construir novos modelos de negócios e a melhorar a experiência de seus clientes corporativos e usuários finais.

A pandemia acelerou a transformação digital e a adoção da nuvem para muitas empresas, que aproveitaram a oportunidade para reinventar seus negócios. Com academias fechadas ao redor do mundo, o Gympass acelerou sua meta de se tornar um marketplace para consumidores em busca de atividades físicas e soluções de bem-estar. A empresa, que é cliente da Amazon Web Services desde sua fundação em 2012, contou com os serviços e o suporte da infraestrutura global da AWS para o fornecimento de confiabilidade e escalabilidade durante a expansão de seu ecossistema de parceiros e de sua plataforma.

Com a AWS, o Gympass registrou mais de 1,5 milhão de horas de atividades virtuais (incluindo navegação no apps e aulas on-line) somente em 2020, e mais de 128 mil sessões com personal trainers em todo o mundo. Desde março do último ano, o Gympass registrou um crescimento de 166% na utilização de seus aplicativos parceiros. Além disso, registrou mais de mil novos contratos globais e hoje conta com cerca de 2.500 clientes corporativos.

Além de contar com a versatilidade da AWS para apoiar seu crescimento, garantir a disponibilidade do serviço e a qualidade da experiência do usuário frente a esse crescimento significativo, o Gympass utiliza a tecnologia de machine learning da AWS, o Amazon SageMaker, para recomendar produtos com base nos dados e na experiência de cada usuário.

"Com machine learning, começamos a oferecer uma experiência ainda mais interessante aos clientes. Antes, as pesquisas forneciam a academia mais próxima à casa do consumidor. Hoje, nosso mercado oferece uma gama infinita de possibilidades e recomendações personalizadas", comenta Gleicon Moraes, VP de engenharia do Gympass. "O fortalecimento da plataforma digital foi nosso maior movimento no ano passado. Atualmente, temos um novo perfil de usuários no nosso marketplace, que busca soluções exclusivamente de bem-estar", completa.

De acordo com o executivo, o modelo de negócios baseia-se na tendência de trabalho híbrido, que ganhou destaque durante a pandemia da Covid-19. "As soluções digitais são complementares, e não substitutas, e o comportamento do usuário no futuro vai ser de usar digital para complementar sua rotina de bem-estar. Estamos caminhando para um mundo cada vez mais híbrido, e nossos parceiros continuarão a ser a peça-chave e principal razão para continuarmos ajudando as pessoas a se sentirem bem."

A flexibilidade e escalabilidade da AWS foram essenciais para viabilizar a expansão e a implantação do novo modelo de negócios do Gympass no último ano. Todo o projeto foi realizado por meio da metodologia DevOps, em que as áreas de desenvolvimento e operações trabalham de forma integrada, sustentando a qualidade da operação atual na prestação de novos serviços ou recursos. "Atuar com base no desenvolvimento ágil foi muito importante para a implantação do nosso marketplace. Ao longo do projeto, fizemos cerca de 50 implantações por dia, o que nos ajudou a ter mais agilidade e eficiência, e, consequentemente, mais vantagem competitiva", comenta o executivo.

A empresa usa o Amazon Relational Database Service (Amazon RDS), que automatiza tarefas administrativas como provisionamento de hardware, configuração de banco de dados, patching e backups, e o Amazon Aurora, um banco de dados relacional construído para a nuvem, que oferece um sistema de armazenamento distribuído e tolerante a falhas a um custo muito mais baixo. Essas tecnologias ajudam a empresa a planejar expansões para novas regiões, projetando novos produtos com escala ainda desconhecida; a suportar mudanças nas cargas de trabalho e a atender aos requisitos de capacidade, escalabilidade e segurança.

A estratégia do Gympass é aprimorar constantemente sua plataforma, mantendo-a simples e intuitiva para os usuários, com transparência de custos e capacidade escalável, para garantir a qualidade dos serviços prestados. "Temos muitas iniciativas em andamento com a AWS para melhorar ainda mais a operação e a experiência dos nossos usuários", conclui Moraes.

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