A MK Solutions, especialista em software para provedores de internet com sede no Rio Grande do Sul, projeta um crescimento superior a 20% em 2022 e anuncia que investirá mais de R$ 30 milhões nos próximos anos. O objetivo é consolidar sua presença no setor, expandir suas soluções e potencializar os resultados de seus clientes, a maioria pequenos e médios provedores.
De acordo com o CEO da MK, Tulio Barbosa, o valor será utilizado na contratação de novos funcionários, lançamento de novos produtos e atualização das atuais soluções. Além disso, a empresa terá uma nova unidade, que ficará em São Paulo, e tem planos de expansão para fora do país.
Outro número que chama a atenção da MK é o aumento de mais de 70% no número de colaboradores desde a aquisição pela TBG Investimentos, em 2020. O anúncio do investimento chega junto com o fato de pela primeira vez, a MK Solutions ter recebido o selo Great Place to Work.
Para Tulio, esse certificado é o reconhecimento das reestruturações aplicadas na empresa e a preocupação em formar novos talentos. O executivo se diz orgulhoso de todo o time ter construído um ambiente de trabalho ético, íntegro, inclusivo e colaborativo, no qual pessoas de diferentes talentos têm espaço para inovar e crescer junto com a companhia.
Há 14 anos no mercado de telecom, a companhia projeta para o segundo semestre o lançamento de novos produtos que vão intensificar a profissionalização dos provedores de internet, não só no Sul, como em todo o país.
Outro ponto é que o anúncio da MK acontece junto ao cenário de crescimento do setor de telecom e apresentação de investimentos por parte do governo do Rio Grande do Sul de R$ 112 milhões em tecnologia. Somado a isso, a prefeitura de Santa Cruz do Sul tem planos de transformar o município onde a sede da MK está localizada em um 'berçário tecnológico'.
Para Tulio, os ótimos resultados e projeções da companhia se alinham ao movimento do governo de incentivar a economia local, criando novas empresas, estimulando empregos e a profissionalização na área tecnológica. "Temos aqui tudo que é necessário para criar um ecossistema de inovação e até mesmo posicionar o estado como o 'Vale do Silício brasileiro'.
Aportes milionários como o do governo estadual em inovação, ciência e tecnologia, assim como a criação do berçário tecnológico em Santa Cruz do Sul, são representativos e devem continuar, de forma a aquecer ainda mais o mercado de tecnologia e telecom, não só na região como em todo o país", destaca.
Dentro do setor de telecom, a MK possui o maior ecossistema de software de gestão para provedores que desejam crescer de forma estruturada e rentável. É responsável por conectar mais de 15 milhões de brasileiros por meio de seus clientes. A companhia está presente em 25 dos 27 estados do Brasil, com maior participação de mercado de provedores de internet no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.