O presidente da Claro, João Cox, revelou nesta terça-feira, 22, que os primeiros iPhones já chegaram ao Brasil e estão sendo testados dentro do processo de homologação e certificação para serem comercializados no País.
O executivo evitou tecer maiores comentários sobre o aparelho da Apple, mas lembrou, conforme já havia sido anunciado, que mais de 100 mil pessoas se cadastraram no site da operadora, demonstrando interesse no aparelho.
Segundo a Anatel, o processo de homologação – depois que o fabricante conseguir o certificado de conformidade do aparelho – demora em média 30 dias para sair. A América Móvil já oferece o aparelho no México e, segundo o balanço da companhia, deve chegar aos demais países "no verão".
A Claro já tem a rede de terceira geração ativa em 71 cidades e lançará cobertura no Pará, Amazonas e no Maranhão já em terceira geração. Segundo Cox, a demanda pela banda larga móvel tem sido muito grande, a ponto de ter faltado modems em alguns pontos de venda. "Apesar dos estudos sobre a 3G serem bem agressivos, acho todos conservadores. O que fizermos de investimento haverá consumo para tal", disse. Segundo ele, desde o lançamento da terceira geração (novembro de 2007), a Claro já aumentou em sete vezes a capacidade da rede.
SIM Cards
Cox afirmou que "não está fazendo uso de SIM Cards para fazer volume". O executivo deu um exemplo de uma operadora que entregou um SIM Card para cada vestibulando ao final da prova. De acordo com ele, a operadora tem uma política conservadora com relação à limpeza da base de clientes. "Essa história de limpeza de base é quando as empresas mudam a regra comercial. No nosso caso nunca mudamos o critério", diz Cox em referência a promoções que agregam um grande número de clientes, mas que não necessariamente se tornam clientes ativos.
Resultados
A Claro foi a operadora que mais adicionou clientes no segundo trimestre dentro do grupo América Móvil – com 1,9 milhão de novos acessos, o que significa um crescimento de 17,4% em adições líquidas em relação ao mesmo período do ano passado. Hoje a operadora tem 33 milhões de assinantes, o que lhe confere uma participação de mercado de 24,9%. O receita média por usuário (Arpu) teve uma queda de 5,5%, saindo de R$ 27 no segundo trimestre do ano passado para R$ 26 no segundo trimestre deste ano.
A operadora tem 6,49 milhões de assinantes pós-pagos, que cresceram 35,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os assinantes pré-pagos cresceram 24% na mesma comparação. O Ebtida foi de R$ 650,2 milhões, o que representa um aumento de 8,2% em relação ao segundo trimestre do ano passado. A margem Ebtida foi de 22,8% ante 24,7% registrada no mesmo período de 2007. A América Móvil explica no balanço que a queda foi resultado de um aumento em vendas e em despesas de marketing, que aconteceu para acelerar o crescimento da base de assinantes.
A receita líquida total alcançou R$ 2,849 bilhões no segundo trimestre, um crescimento de 17,2% frente ao mesmo período de 2007.