iPhone já está sendo testado para homologação

0

O presidente da Claro, João Cox, revelou nesta terça-feira, 22, que os primeiros iPhones já chegaram ao Brasil e estão sendo testados dentro do processo de homologação e certificação para serem comercializados no País.

O executivo evitou tecer maiores comentários sobre o aparelho da Apple, mas lembrou, conforme já havia sido anunciado, que mais de 100 mil pessoas se cadastraram no site da operadora, demonstrando interesse no aparelho.

Segundo a Anatel, o processo de homologação – depois que o fabricante conseguir o certificado de conformidade do aparelho – demora em média 30 dias para sair. A América Móvil já oferece o aparelho no México e, segundo o balanço da companhia, deve chegar aos demais países "no verão".

A Claro já tem a rede de terceira geração ativa em 71 cidades e lançará cobertura no Pará, Amazonas e no Maranhão já em terceira geração. Segundo Cox, a demanda pela banda larga móvel tem sido muito grande, a ponto de ter faltado modems em alguns pontos de venda. "Apesar dos estudos sobre a 3G serem bem agressivos, acho todos conservadores. O que fizermos de investimento haverá consumo para tal", disse. Segundo ele, desde o lançamento da terceira geração (novembro de 2007), a Claro já aumentou em sete vezes a capacidade da rede.

SIM Cards

Cox afirmou que "não está fazendo uso de SIM Cards para fazer volume". O executivo deu um exemplo de uma operadora que entregou um SIM Card para cada vestibulando ao final da prova. De acordo com ele, a operadora tem uma política conservadora com relação à limpeza da base de clientes. "Essa história de limpeza de base é quando as empresas mudam a regra comercial. No nosso caso nunca mudamos o critério", diz Cox em referência a promoções que agregam um grande número de clientes, mas que não necessariamente se tornam clientes ativos.

Resultados

A Claro foi a operadora que mais adicionou clientes no segundo trimestre dentro do grupo América Móvil – com 1,9 milhão de novos acessos, o que significa um crescimento de 17,4% em adições líquidas em relação ao mesmo período do ano passado. Hoje a operadora tem 33 milhões de assinantes, o que lhe confere uma participação de mercado de 24,9%. O receita média por usuário (Arpu) teve uma queda de 5,5%, saindo de R$ 27 no segundo trimestre do ano passado para R$ 26 no segundo trimestre deste ano.

A operadora tem 6,49 milhões de assinantes pós-pagos, que cresceram 35,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os assinantes pré-pagos cresceram 24% na mesma comparação. O Ebtida foi de R$ 650,2 milhões, o que representa um aumento de 8,2% em relação ao segundo trimestre do ano passado. A margem Ebtida foi de 22,8% ante 24,7% registrada no mesmo período de 2007. A América Móvil explica no balanço que a queda foi resultado de um aumento em vendas e em despesas de marketing, que aconteceu para acelerar o crescimento da base de assinantes.

A receita líquida total alcançou R$ 2,849 bilhões no segundo trimestre, um crescimento de 17,2% frente ao mesmo período de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.