O número de conexões de banda larga móvel 3G no mundo deve atingir 150 milhões de até o fim do terceiro trimestre, o que fará com que se estabeleça como a tecnologia móvel adotada mais rapidamente em todos os tempos, segundo dados da GSM Association (GSMA), que representa mais de 750 operadoras de telefonia móvel GSM em todo o mundo.
A Ásia-Pacífico responde por quase 50 milhões de conexões 3G ativas atualmente e a previsão é que chegue a mais de 56 milhões até o fim de setembro. Na região chamada de EMEA, que engloba a Europa, Oriente Médio e África, o número tende a saltar de 50 milhões para 60 milhões, e nos Estados Unidos deve passar de 32 milhões para 37 milhões, no mesmo período de comparação.
Já a América Latina deve fechar o terceiro trimestre com pouco mais de 4 milhões de assinantes de serviços de terceira geração móvel.
Atualmente, existem mais de 300 redes de 3G em 127 países e com aproximadamente 1,5 mil modelos de dispositivos ativados para a tecnologia. "O sucesso tremendo da HSPA [High-Speed Packet Access] demonstra a crescente e contínua demanda por um verdadeiro acesso de banda larga móvel", declarou Dan Warren, diretor de tecnologia da GSMA. "A posição de liderança da HSPA não é apenas importante para a indústria de celulares. Ao usar uma única tecnologia para serviços de banda larga móvel em todo o mundo, evitamos a fragmentação que limita seu potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas", completou.
O crescimento da do número de linhas 3G ativas deve continuar acelerado e deve atingir 200 milhões de conexões até o primeiro trimestre de 2010.
- Crescimento acelerado