O volume global de netbooks vendidos neste ano vai girar em torno de 60 milhões de unidades, número projetado para mais do que dobrar até 2013, quando deve superar a casa dos 120 milhões de aparelhos, segundo a ABI Research.
A consultoria observou que, ao passo que o mercado de netbooks amadurece, as participações de mercado dos fabricantes começam a se alterar e a disputa deixará de se manter entre poucos concorrentes, abrangendo maior número de empresas.
No ano passado, aponta a ABI, meia dúzia de empresas respondeu por 78% das vendas, entre as quais podem ser consideradas a Acer, HP, Asus, Dell e Lenovo. Entretanto, enquanto Acer e Asus detinham em 2008, cada uma, um terço de representatividade, a Asus não sustentou essa parcela e perdeu metade da sua participação de mercado em 2009, abrindo espaço para o avanço de outras empresas, afirmou a consultoria.
"Parece que somente a Acer vai manter a liderança absoluta do segmento, sendo que os outros grandes fornecedores de netbooks como HP, Lenovo e Dell aumentaram suas participações, enquanto que a Samsung perdeu alguns pontos percentuais de market share", avaliou Jeff Orr, analista da ABI Research.
- Evolução