A Microsoft Corp. anunciou nesta quarta-feria,22, os resultados para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2020, em comparação com o período correspondente do último ano fiscal, registrando receita de US$ 38,0 bilhões, aumento de 13%; lucro operacional de US$ 13,4 bilhões, aumento de 8%; lucro líquido de U $ 11,2 bilhões, diminuiu 15% GAAP (aumento de 5% não-GAAP); lucro diluído por ação foi de US$ 1,46 e diminuiu 15% GAAP (um aumento de 7% não-GAAP).
Também divulgou o resultado do ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2020, em comparação com o período correspondente do último ano fiscal: receita foi de US$ 143 bilhões, aumento de 14%; lucro operacional foi de US$ 53 bilhões, aumento de 23%; lucro líquido foi de US$ 44,3 bilhões, aumento de 13% GAAP e 20% não-GAAP; lucro diluído por ação foi de US$ 5,76, aumento de 14% GAAP e 21% não-GAAP
"Os últimos cinco meses deixaram claro que a intensidade da tecnologia é a chave para a resiliência dos negócios. As organizações que constroem sua própria capacidade digital se recuperam mais rapidamente e emergem dessa crise mais forte", disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. "Somos a única empresa com uma pilha de tecnologia moderna e integrada – alimentada por nuvem e IA e sustentada por segurança e conformidade – para ajudar todas as organizações a transformar e reimaginar como atendem às necessidades dos clientes."
"Nossa nuvem comercial ultrapassou US$ 50 bilhões em receita anual pela primeira vez este ano. E neste trimestre nossas encomendas comerciais foram melhores do que o esperado, crescendo 12% ano a ano", disse Amy Hood, vice-presidente executiva e diretora financeira da Microsoft. "À medida que impulsionamos o crescimento em toda a empresa, continuamos comprometidos em investir em oportunidades estratégicas de longo prazo."
No quarto trimestre do ano fiscal de 2020, continuaram tendências de negócios semelhantes às do trimestre anterior.
Nos segmentos Produtividade e Processos de Negócios e Nuvem Inteligente, o uso e a demanda da nuvem aumentaram à medida que os clientes continuavam trabalhando e aprendendo em casa. A compra de licenças transacionais continuou a desacelerar, principalmente em pequenas e médias empresas, e o LinkedIn foi impactado negativamente pelo fraco mercado de trabalho e pelas reduções nos gastos com publicidade.
No segmento de Computação Mais Pessoal, Windows OEM, Surface e Gaming se beneficiaram do aumento da demanda para dar suporte a cenários de trabalho, lazer e aprendizado em casa, enquanto a Pesquisa foi impactada negativamente pelas reduções nos gastos com publicidade.
Destaques de Negócios
A receita em processos de produtividade e negócios foi de US$ 11,8 bilhões e aumentou 6% (um aumento de 8% em moeda constante), com os seguintes destaques de negócios:
- A receita de produtos Office Office e serviços em nuvem aumentou 5% (um aumento de 7% em moeda constante), impulsionada pelo crescimento da receita comercial do Office 365 de 19% (um aumento de 22% em moeda constante)
- A receita dos produtos Office Consumer e serviços em nuvem aumentou 6% (7% em moeda constante) e os assinantes do Office 365 Consumer aumentaram para 42,7 milhões
- A receita do LinkedIn aumentou 10% (aumento de 11% em moeda constante)
- A receita de produtos Dynamics e serviços em nuvem aumentou 13% (um aumento de 15% em moeda constante), impulsionada pelo crescimento da receita do Dynamics 365 de 38% (um aumento de 40% em moeda constante)
A receita em nuvem foi de US$ 13,4 bilhões e aumentou 17% (um aumento de 19% em moeda constante), com os seguintes destaques de negócios
- A receita de produtos para servidor e serviços em nuvem aumentou 19% (aumento de 21% em moeda constante), impulsionada pelo crescimento da receita do Azure de 47% (aumento de 50% em moeda constante)
- A receita de serviços corporativos permaneceu relativamente inalterada (aumento de 2% em moeda constante)
A receita em mais computação pessoal foi de US $ 12,9 bilhões e aumentou 14% (um aumento de 16% em moeda constante), com os seguintes destaques de negócios:
- Receita do Windows OEM aumentou 7%
- A receita de produtos comerciais e serviços em nuvem do Windows aumentou 9% (11% em moeda constante)
- A receita de conteúdo e serviços do Xbox aumentou 65% (um aumento de 68% em moeda constante)
- Receita de superfície aumentou 28% (aumento de 30% em moeda constante)
- A receita de publicidade de pesquisa, excluindo os custos de aquisição de tráfego, diminuiu 18% (queda de 17% em moeda constante)
As despesas operacionais foram de US$ 12,3 bilhões e aumentaram 13%, incluindo a taxa de US $ 450 milhões pelo fechamento dos locais físicos da Microsoft Store.
A Microsoft devolveu US$ 8,9 bilhões aos acionistas na forma de recompras de ações e dividendos no quarto trimestre do ano fiscal de 2020, um aumento de 16% em comparação com o quarto trimestre do ano fiscal de 2019.