A difícil equação de prover acesso digital fluido a clientes, garantindo a melhor experiência em um ambiente seguro, tem sido uma das grandes preocupações das empresas, especialmente com regulações como a LGPD e a GDPR. "É bom se preocupar, mesmo", adverte o CEO da CLM, Francisco Camargo, que cita a pesquisa da PwC: "um em cada três consumidores dos EUA (32%) está disposto a abandonar uma marca que ama depois de apenas uma experiência ruim. Esse número é ainda maior na América Latina (49%)", assinala.
Diante deste cenário, o executivo avalia como sinérgica, a aquisição da OneWelcome pela Thales, cujas soluções são distribuídas no País pela CLM, distribuidor latino-americano de valor agregado com foco em segurança da informação, proteção de dados, infraestrutura para data centers e cloud.
"Com a aquisição, a Thales, proprietária de recursos avançados de criptografia, gerenciamento de identidade e acesso de colaboradores, incorpora toda a expertise da OneWelcome na gestão de usuários externos, como consumidores e parceiros de negócios, respeitando a privacidade e segurança de dados, essencial em mercados regulamentados, sujeitos à conformidade com a GDPR e a LGPD, por exemplo", conta Camargo.
Uma das principais especialidades da OneWelcome é prover aos usuários mais controle dos seus dados, em qualquer plataforma ou aplicativo. Suas soluções ajudam a gerenciar senhas e preferências de consentimento.
Camargo salienta ainda que a incorporação das expertises da OneWelcome vai solucionar um problema comum encontrado em outras soluções CIAM que existem no mercado: abordagem fragmentada e pouco fluida, que pode resultar em experiências ruins para os clientes — e na perda de negócios.
CIAM é um mercado em crescimento
O mercado de soluções de gerenciamento de identidade e acesso, conhecidas como CIAM, do inglês Customer Identity and Access Management, é um dos mais promissores. Estudo da Juniper Research aponta que os investimentos globais com estas soluções vão aumentar de US$ 16 bilhões em 2022 para US$ 26 bilhões em 2027: 62% de crescimento nos próximos cinco anos.
Negócio de € 100 milhões
A Thales adquiriu a líder europeia em CIAM, OneWelcome, por € 100 milhões. Segundo a gigante de cibersegurança, os excelentes recursos de gestão da vida útil das identidades digitais da OneWelcome vão complementar os atuais serviços de identidade da Thales (registro, emissão e gestão segura de credenciais, conhecimento de seu cliente etc.) para oferecer a plataforma de identidade mais abrangente do mercado.
Com sede nos Países Baixos, a OneWelcome oferece suas soluções, baseada em nuvem, para setores altamente regulamentados, permitindo conexão segura de clientes bem como de parcerias comerciais a seus serviços online. Atualmente, a OneWelcome protege dezenas de milhões de identidades europeias, como Malakoff Humanis, Correio holandês e o Banco Central Europeu. A Thales planeja aproveitar esta experiência regional para atender à necessidade mundial de gestão aprimorada de identidade e privacidade de dados.
A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições costumeiras de fechamento, sendo sua conclusão esperada para o segundo semestre de 2022.
Apetite por aquisições
Em maio deste ano, a Thales já havia anunciado a compra da S21sec e Excellium, da holding Maxive Cybersecurity, reforçando seus serviços de detecção e resposta a incidentes (Security Operations Center – SOC), bem como dos serviços de consultoria, auditoria e integração.
Agora, a empresa dá mais um passo em sua estratégia para fortalecer ainda mais sua posição de liderança como player global de cibersegurança e fornecedor líder de identidades digitais seguras e confiáveis.
A Thales planeja contratar, em 2022, 11 mil colaboradores em todo o mundo, dos quais um mil só na área de cibersegurança.