A McAfee, fornecedora de soluções de prevenção contra invasões e gerenciamento de risco da segurança, encerrou o segundo trimestre do ano fiscal 2005 com receita líquida de US$ 245 milhões. Com base no GAAP (princípios contábeis geralmente aceitos nos EUA), a companhia registrou lucro líquido de US$ 42 milhões, enquanto o lucro líquido no segundo trimestre, não baseado no GAAP, foi de US$ 52 milhões.
A receita da McAfee no trimestre aumentou 32% em comparação a igual período do ano anterior, com alta de 19% em âmbito global. Para fins de comparação, a receita da empresa exclui as unidades de negócios Magic e Sniffer, vendidas em 2004, e a unidade McAfee Research, vendida em abril de 2005.
A McAfee registrou crescimento superior a 10% em 12 meses em todas as regiões, com aumento de receitas de 28% na América do Norte; 20% na Europa, Oriente Médio e África (EMEA); 53% na Ásia Pacífico (APAC); 117% no Japão; e 83% na América Latina.
No geral, a receita da McAfee com soluções para consumidores no trimestre aumentou 69% em 12 meses, atingindo US$ 116 milhões. A receita com serviços ao consumidor pela Internet no trimestre cresceram 90% em 12 meses. Os serviços pela internet oferecidos direto ao consumidor conquistaram 2,1 milhões novos assinantes, elevando o número total de assinantes únicos para mais de 13,1 milhões.
A receita da McAfee com o segmento de pequenas e médias empresas (small and medium business) aumentou em 15% no período de 12 meses, com alta de 16% nas contabilizações. As receitas diferidas cresceram US$ 27 milhões no trimestre, encerrando o período em US$ 641 milhões.
A McAfee fechou o segundo trimestre com equivalentes de caixa e investimentos de US$ 1,07 bilhão. Durante o trimestre, gerou cerca de US$ 103 milhões em caixa com operações, de acordo com os princípios GAAP.
Diante desses resultados, a expectativa da companhia em relação às receitas do terceiro trimestre de 2005 está entre US$ 225 milhões e US$ 245 milhões. A empresa também elevou sua previsão de receitas de 2005: entre US$ 980 milhões e US$ 1 bilhão.
Um dos principais destaques no trimestre foi a compra da Wireless Security Corporation, empresa de capital fechado que oferece soluções de segurança para redes Wi-Fi. Com isso, a McAfee está incorporando ao seu portfólio um conjunto de soluções para proteção de redes sem fio em residências e pequenas empresas contra acesso não autorizado ao seu conteúdo ou ao serviço de internet.