Teles alegam que testes não foram concluídos

0

As sete operadoras de telefonia que pediram à Anatel o adiamento da implantação da portabilidade numérica – Brasil Telecom, CTBC, Oi, Sercomtel, Telefônica, TIM e Vivo – alegam que os testes para o funcionamento do novo serviço ainda não foram concluídos e enviaram ontem uma carta à presidência da agência solicitando a mudança no cronograma de sua implementação.

Em nota, a Oi afirma que a portabilidade vai reforçar e ampliar os direitos do consumidor, mas informa que não deseja que falhas sejam constatadas quando clientes solicitarem manter seu número de telefone ao trocar de operadora, a partir de 1° de setembro. "É por essa razão que a Oi assinou o requerimento à Anatel solicitando que seja assegurado o prazo necessário para que os testes sejam efetuados de maneira tecnicamente consistente."

A TIM também informou, em nota, que defende o adiamento para evitar que "as operadoras sejam alvo de reclamações sobre a qualidade de seu serviço."

José Luiz Maruffi, que gerencia os estudos da Sercomtel para a implantação da portabilidade, afirmou que testes conjuntos realizados pelas operadoras ainda não resultaram nem a 80% de efetividade. "Esse é um projeto grande que vai mudar toda a forma de encaminhamento das chamadas", justificou, ressaltando que todo o cronograma de testes estabelecidos pela Anatel está sendo seguido.

Maruffi confirma que as operadoras tiveram 18 meses para pôr em funcionamento o sistema para a portabilidade. Ele disse, no entanto, que a mudança é complexa e tem que ser realizada por empresas de diferentes estruturas e prestadoras de diferentes serviços. "Cada empresa tem um sistema, uma dificuldade", disse. "Não adianta uma empresa estar preparada e outra para qual o cliente quer migrar, não."

O pedido para o adiamento da portabilidade, entretanto, não é unanimidade entre as empresas. Procuradas pela reportagem da Agência Brasil, Embratel, GVT e Intelig manifestaram-se contrárias à extensão do cronograma de implantação.

A GTV informou, em nota, que já adquiriu os equipamentos e treinou um grupo de funcionários para que a portabilidade comece no dia 1°. Já a Embratel disse estar comprometida com o cronograma e afirmou acreditar que a portabilidade é "um importante instrumento para o desenvolvimento da competição no setor das telecomunicações no Brasil".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.