Como parte de seu objetivo de busca constante da excelência na área de ortopedia, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), órgão do Ministério da Saúde e referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades, modernizou toda sua infraestrutura tecnológica. O projeto, concluído em dezembro do ano passado, envolveu a construção de uma rede integrada de voz, vídeo e dados, de alta disponibilidade e redundância, além de duas salas cofre de data center, com virtualização de servidores e desktops, além da expansão de oito para 21 salas de cirurgia, de 14 para 60 consultórios e de 144 para 303 leitos.
A montagem da infraestrutura de rede, adquirida da Cisco Systems, contou com a consultoria da PromomLogicalis, empresa de soluções de tecnologia da informação e comunicação. A rede foi estruturada de forma segmentada e classificada por serviço e andares, de forma escalável, conforme explicou Carlos Alberto dos Reis Junior, gerente de infraestrutura de TI do instituto, durante o 3º Fórum Saúde Digital, realizado nesta quarta-feira, 22, em São Paulo.
“A modernização para um novo ambiente de TI atende às necessidades estratégicas do Into, possibilitando uma gestão dinâmica e um atendimento com qualidade ao público externo”, ressaltou Reis Junior, ao adiantar que os próximos passos do Into já em andamento, que serão a implantação do prontuário eletrônico, a automação da farmácia por meio de um software de gestão, e o uso da telemedicina, a qual contará com links para se interligar às unidades de ensino e pesquisa do país. O executivo diz que, para isso, o Into deverá utilizar uma ferramenta de ensino a distância através de salas de vídeo e web conferência para discutir casos e realizar estudos.