A Opera Software, fabricante norueguesa do navegador de internet de mesmo nome, encerrou o segundo trimestre com lucro de US$ 4,1 milhões, o que representa uma queda de aproximadamente 10% em relação aos US$ 5,1 milhões apurados em igual período do ano anterior. Por outro lado, a receita cresceu 32%, de US$ 39,4 milhões para US$ 52,1 milhões, na mesma base de comparação.
Segundo o informe de resultados, a receita da divisão de mobilidade foi de US$ 3,4 milhões, uma expressiva alta de 168% ante igual trimestre de 2011. O número de usuários do Opera Mini, navegador para dispositivos móveis, atingiu 200 milhões, 47% a mais do que no segundo trimestre do ano passado.
Já a divisão OEM de mobilidade registrou queda de 40% na receita, totalizando US$ 1,3 milhão, enquanto a área de OEM de dispositivos totalizou US$ 7,4 milhões, 16% maior do que em 2011. A companhia informou ainda que a receita com desktops cresceu 22%, contabilizando US$ 15,7 milhões, e a obtida com publicidade online foi de US$ 13,5 milhões, o que representa um crescimento de 450% na mesma base de comparação.