Para integrar e padronizar as tecnologias com intuito de obter uma melhor sinergia e interação entre seus 24 mil associados, como são chamados os funcionários, o grupo Algar, que abriga nove companhias de diferentes atuações nos setores TIC, Agro, Serviços e Turismo, adotou o Office 365 Enterprise, da Microsoft, em seu parque tecnológico. A Brasoftware, foi responsável executar a implementação da solução.
Além da melhoria na rotina de comunicação interna e externa dos associados, o marketing do grupo Algar foi a principal área beneficiada com o Office 365 Enterprise, que obteve uma melhora na fluidez da comunicação e integração entre as empresas do Grupo.
O projeto começou em agosto de 2013 e levou dez meses para ser concluído. No total, mais de 12 mil contas de e-mail foram migradas para o Office 365 e 10 Portais Intranet de Colaboração foram criados, beneficiando 24 mil associados (12 mil acessam apenas pela Intranet) que passaram acessar o conteúdo disposto nas plataformas.
O trabalho contou com o envolvimento de mais de 35 profissionais da Brasoftware e 80 pessoas do grupo Algar. "Precisávamos de um parceiro que, além da expertise nesse tipo de solução, tivesse experiência em atender à demanda que a Algar necessitava", revela Diogo Henrique Martins, executivo de TI do grupo Algar. Além disso, a empresa Zillion Tecnologia, em Uberlândia (MG), atuou em conjunto com a Brasoftware oferecendo suporte regional e com a WebCarioca no desenvolvimento dos Portais de Colaboração das empresas do grupo.
Antes desse projeto, o Grupo atuava com um ambiente totalmente híbrido, onde cada uma das nove empresas era independente para escolher sua tecnologia de e-mail, mensageria e intranet. A falta de uma solução padronizada prejudicava o fluxo de comunicação entre os associados e a empresa, uma vez que as plataformas utilizadas não eram compatíveis entre si. Tal realidade também onerava os custos do Grupo com a aquisição de licenças de software de diferentes fabricantes, hardwares, infraestrutura e todos os recursos necessários para manter em funcionamento as plataformas de TI.
O Centro de Soluções Corporativas (CSC), empresa do grupo Algar, que destina a manutenção de processos de BackOffice e de tecnologias que abrangem a companhia, é responsável por trazer ganhos operacionais ao Grupo, por meio de mecanismos que ajudem na padronização, eficiência e melhora na entrega de processos. "Os associados e o Grupo precisavam de um meio eficaz para se manterem informados tanto das decisões da companhia e dos processos administrativos, assim como de notícias relevantes para a empresa. Outro fator que contribuiu para a mudança foi a necessidade de se adquirir uma solução moderna, que proporcionasse agilidade nos processos e, principalmente, interação entre os associados e o Grupo", revela o executivo de TI do grupo Algar.
Nao sei se foi uma boa aquisição colocar informações com a microsoft… que foi uma das protogonista do escanda-lo relativo a espionagem. Como tbem estavam espionando a petrobrás…Coloquem as barbas de molho