E-HTL terceiriza operação de TI à Dedalus

0

A Dedalus passa a cuidar da infraestrutura da E-HTL, uma das principais operadoras de turismo do mercado brasileiro, devido ao crescimento da companhia, que chegou a triplicar o faturamento da empresa em 2022, com projeção de R? 1 bilhão para 2023. Por este motivo, a empresa percebeu a necessidade de expandir e descentralizar a operação.

"Desde o início das nossas operações, contávamos com um time interno. No entanto, entendemos que um parceiro seria a melhor opção para este novo momento da E-HTL, pois assim poderíamos ter o apoio de um parceiro que pudesse tocar toda a estrutura de tecnologia e manter internamente apenas o time de desenvolvimento", afirma Flávio Louro, CEO da E-HTL.

Como o time técnico da E-HTL estava executando uma reestruturação na parte de software, iniciaram também a busca por uma empresa especialista para apoiar na reestruturação no quesito de infraestrutura.

O serviço de reservas oferecido pela empresa atende toda uma rede de parceiros e por usuários internos, que chegam a mais de 14.000 usuários. Esse ambiente possuía alguns gargalos e o banco de dados caia em momentos de picos de acesso. Foi a partir daí que a E-HTL conversou com o time de especialistas da equipe e, juntos, chegaram ao plano que melhor suportasse às necessidades da empresa.

A partir do momento que o contrato foi firmado, foi iniciado a transferência de dados da EHTL para a Dedalus. O processo foi feito a quatro mãos com as duas equipes técnicas durante todo o período.

Durante o projeto, foi migrado o ambiente de desenvolvimento da aplicação principal do cliente (tanto a versão mais antiga quanto a nova). Máquinas virtuais com ScaleSet, filas em SQS, também foram transferidas. O banco de dados da companhia também foi migrado para a banco de dados da AWS, RDS Aurora.

Toda a atividade de migração foi realizada em um ambiente paralelo ao utilizado pela companhia, sem impacto nos serviços da EHTL. O go-live, foi planejado para toda a janela de manutenções.

Nesse processo, a E-THL ganhou um time de especialistas parceiros que se dedicam exclusivamente à segurança, aos servidores e ao banco de dados. O cuidado da Dedalus, que também fornece monitoramento 24×7, é essencial para a saúde dos negócios da empresa, que precisa dos seus sistemas no ar para realizar vendas e atender aos seus clientes.

"Hoje, se o nosso banco de dados ficar inoperante devido a algum problema, impactamos diretamente a entrega dos nossos serviços para os clientes", afirma o CEO. "Buscamos sempre oferecer a maior excelência possível em nossos atendimentos e, com a Dedalus, ganhamos um suporte maior em nossa infraestrutura. Com o monitoramento deles, temos a garantia de que o sistema vai se manter continuamente online, além de recebemos alertas e avisos antes de uma situação crítica acontecer."

Está no radar da E-HTL a criação de novos produtos, entre eles: uma plataforma para vendas de viagem e o desenvolvimento de dois sistemas que agreguem os circuitos pela Europa e os cruzeiros. A previsão é que esse projeto seja concluído até o final de 2023 e, para isso, vão contar com o apoio da Dedalus para implementar esse novo sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.