Muitas empresas querem ser inovadoras e para isso investem em tecnologias, como a inteligência artificial. Mas isso é suficiente? Aqueles que pensam que inovação é igual à tecnologia, se esquecem de um componente fundamental: as pessoas.
Afinal, o que é inovação e tecnologia? Como elas se complementam?
Tecnologia, inovação e a importância de ter pessoas no centro
Tecnologia pode ser entendida como a aplicação do conhecimento científico aos objetivos práticos da vida das pessoas ou mudar e manipular o ambiente humano.
Já a inovação significa a introdução de novas coisas, ideias ou maneiras de fazer algo. Ou seja, é o método pelo qual esses elementos novos são desenvolvidos, introduzidos e aplicados.
A diferença entre tecnologia e inovação está no fato da primeira ser um meio usado para a aplicação da segunda. A inovação pode existir sem tecnologia, mas a tecnologia não existe sem inovação.
Vamos para um exemplo: a tecnologia por trás dos smartphones é impressionante, mas a verdadeira inovação vem dos aplicativos que transformam a forma como interagimos com o mundo. Muitos apps usaram a tecnologia para transformar indústrias inteiras, mas a inovação foi no conceito e na aplicação, não na tecnologia do smartphone em si.
Inovação e tecnologia são, acima de tudo, sobre pessoas. A criatividade e a capacidade de resolver problemas são os verdadeiros motores por trás de qualquer avanço tecnológico. Sem indivíduos dispostos a experimentar, questionar e transformar, a inovação não aconteceria.
Falta de gente com formação tecnológica: como incentivar a inovação no Brasil?
Um estudo, produzido pelo Google For Startups em parceria com a Associação Brasileira de Startups, mostra que o país terá um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025. Mas o que isso tem a ver com a inovação?
O Brasil ocupa o 49º lugar entre 132 países no Índice Global de Inovação (IGI) de 2023, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). A falta de pessoas com formação tecnológica está interligada com essa posição.
É possível melhorar a colocação do Brasil por meio de investimentos e políticas em tecnologia. Investir em inovação também é fundamental, pois um pensamento inovador acontece através de uma cultura que estimula a experimentação, colaboração e valoriza a criatividade – seja em empresas, escolas ou universidades. Mais uma vez, são as pessoas que moldam esse ambiente e constroem oportunidades para tecnologia e inovação.
A inovação de forma estratégica
Tecnologia e inovação são conceitos que se complementam, mas têm significados diferentes. Embora a tecnologia ofereça ferramentas poderosas e avance rapidamente, a verdadeira inovação surge da aplicação criativa e estratégica dessas ferramentas para resolver problemas e criar novas oportunidades.
No Brasil, podemos ver como inovação e tecnologia estão interligados. A chave para a inovação reside nas pessoas – são elas que trazem ideias novas e resolvem desafios. A tecnologia não deve ser entendida como o objetivo final, mas sim como um facilitador da inovação.
Ana Clara Corneau Soares, technology evangelist na ManageEngine.