A Ci&T acaba de inaugurar o primeiro Centro de Competência totalmente voltado para a metodologia Agile. Essa metodologia tem foco nas entregas rápidas e freqüentes, abordagem na qual o ciclo de projeto é bem diferente do tradicional. Instalada no Polis de Tecnologia II, em Campinas-SP, a empresa já criou 140 vagas. "A grande demanda e a receptividade do mercado levaram ao investimento. Cerca de 27% dos projetos já são entregues nesse modelo", contabiliza Aminadab Nunes, diretor de tecnologia da Ci&T.
Tudo no Centro de Competência gira em torno da agilidade. A metodologia Agile prega a rápida avaliação da situação, velocidade na identificação das necessidades, proposta de melhoria e de ganhos imediatos e definição de soluções de rápida implementação, sempre atreladas à geração de valor para a os negócios. O chamado desenvolvimento ágil é um framework conceitual da engenharia de software focado na velocidade de entrega. Para isso, a Ci&T, usa o modelo SCRUM, baseado em práticas específicas de gestão e engenharia de software, voltado para projetos com entregas freqüentes e com grande necessidade de flexibilidade. "Já temos mais de 20 líderes de equipes certificados e com experiência efetiva na metodologia Agile", ressalta Nunes. Até mesmo as instalações do Centro exploram o conceito de agilidade, com postos de serviço móveis em formato de ilhas de trabalho, que facilitam a interação e rearranjo das equipes. Toda a infra-estrutura está preparada para suportar a comunicação constante com os clientes.
Graças ao uso da metodologia Agile, nasceu em tempo recorde – 8 semanas – o novo site de informações financeiras FiLife, parceria entre a Dow Jones (que edita o The Wall Street Journal) e a IAC (empresa que responde pelos serviços LendingTree e Ticketmaster, além de outras 60 marcas). A abordagem do desenvolvimento ágil foi sugerida já na fase de pré-vendas para o FiLife, em vez de uma solução com especificação pesada, desenho completo e validação, que costuma levar de 9 a 12 meses para implementação.